A Caixa precisa divulgar, nos próximos dias, o calendário do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no valor de até R$ 1.045 por trabalhador. A dinâmica será a mesma das demais liberações do FGTS: os saques serão feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Em vez de divulgar as datas com antecedência, para que as agências se preparem, a diretoria da Caixa optou por gastar energia com a realização de reuniões diárias para cobrança de metas durante a pandemia.

A MP 946, que extinguiu o fundo PIS/PASEP e liberou os saques extraordinários entre os dias 15 de junho e 31 de dezembro, foi publicada em abril. E até agora a direção da Caixa não realizou nenhuma divulgação sobre como os trabalhadores poderão acessar os recursos. Pelo texto da MP, terão direito aos saques os trabalhadores que tenham contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) do FGTS.

Com o pagamento do Auxílio Emergencial, constatou-se que a melhor forma de se precaver contra o caos é o planejamento, que possibilita a antecipação dos problemas que podem surgir.

Esta é uma lição que a direção da Caixa já deveria ter aprendido, mas não é isso que se vê na prática.

Compartilhe: