MENSAGEM CEE/CAIXA 003/04

1. INFORMES:

1.1 As representações dos empregados da Caixa (CNB/CUT e CEE/Caixa) reuniram-se na última sexta-feira, dia 23, com representantes da direção da Caixa para dar continuidade ao processo de negociações permanentes. Foram discutidos os seguintes temas: recomposição de perdas; isonomia entre técnicos bancários e escriturários; antecipação do 13º salário para quem tira férias em janeiro; reconhecimento das entidades sindicais; renegociação de dívidas dos empregados; isenção de tarifas bancárias para empregados da Caixa; caixas flutuantes; condições de trabalho para tesoureiros e supervisores; e terceirização.

1.2 A direção da Caixa ainda não definiu posicionamento para a recomposição de perdas e está remetendo para a campanha salarial questões que envolvam benefícios financeiros. São os casos da isonomia entre técnicos bancários e escriturários (conversão de Apip, licença-prêmio, VP e ATS) e antecipação do 13º para quem tira férias em janeiro. A empresa adiantou apenas que já tomou as providências para que não ocorram os “impedimentos tecnológicos” observados no período da última campanha salarial, caso as partes acertem este ano a antecipação do 13º salário para quem tirar férias em janeiro de 2005.

1.3 Entidades sindicais – A direção da Caixa manifestou-se favorável ao termo de regramento que trata do reconhecimento das entidades sindicais. Os representantes da empresa informaram que há apenas a necessidade de acertos finais no documento.

1.4 Renegociação de dívidas – A Caixa está fazendo levantamento sobre os efeitos da redução dos juros do cheque especial na recuperação da situação financeira dos empregados. Os representantes da empresa asseguraram que as renegociações estão sendo feitas com base na margem consignável, independentemente do sistema de avaliação de risco de crédito. O assunto voltará a ser discutido após o levantamento que está sendo feito pela Caixa.

1.5 Isenção de tarifas – Os representantes da Caixa informaram que já existe normativo no qual é assegurada a isenção de tarifas para contas-salário. No caso de cartões de crédito, são isentas as anuidades dos cartões/Caixa, ou seja, para os que são administrados pela própria Caixa (MasterCard e Visa). Não é o caso do Dinners.

1.6 Caixas flutuantes – A direção da Caixa pretende tratar o assunto de forma global, no GT PCS. A área de recursos humanos tem posição favorável ao retorno à condição de caixa executivo.

1.7 Tesoureiros e supervisores – Segundo os representantes da empresa, a precariedade das condições de trabalho para os tesoureiros e supervisores pode ser superada com um “novo modelo de funcionamento”, assunto que se encontra em discussão, já com voto aprovado no Conselho Diretor. Os representantes dos empregados consideraram insuficiente a adoção do novo modelo, dada a diversidade dos problemas relacionados às condições de trabalho e a urgência em adotar medidas que não estariam, necessariamente, relacionadas com a mudança no funcionamento. O assunto volta à discussão na próxima rodada de negociação.

1.8 Terceirização – A Caixa está discutindo o assunto no âmbito do Ministério Público do Trabalho. O MPT já designou um procurador para analisar relatório da Caixa sobre os contratos de terceirização. A empresa reafirmou que pretende realizar concurso público este ano.

2. AVALIAÇÃO:

2.1 As negociações permanentes são um instrumento para a superação de inúmeros problemas enfrentados pelos bancários da Caixa nos seus locais de trabalho. São também importante fator da nova forma de relacionamento entre empresa e empregados. É necessário, portanto, que as rodadas de negociações dos temas específicos não sejam banalizadas ao ponto de se tornarem vazias de resultados. A rodada da última sexta-feira ficou muito aquém das expectativas dos empregados, o que impõe às entidades sindicais um trabalho mais ostensivo de cobrança por soluções mais imediatas para as reivindicações que estamos apresentando. A isonomia entre técnicos bancários e escriturários, por exemplo, é uma exigência antiga da categoria, que não pode mais ser protelada.

COMISSÃO EXECUTIVA DOS EMPREGADOS – CEE/CAIXA – CNB/CUT
“NA LUTA PELA UNIDADE DE TODA A CATEGORIA BANCÁRIA”

Compartilhe: