Fonte: Sindicato dos Bancários do ABC

Uma grande demontração de força foi o que se viu no último dia 5 em São Caetano do Sul, onde os bancários pararam 40 agências até às 11 horas da manhã.
Foram realizadas simultaneamente duas assembléias de rua na cidade: uma no centro, na Praça Cardeal Arco Verde, e outra na Vila Gerty, reunindo também os bancários do bairro Santa Paula e imediações.
Nas duas assembléias, a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), de 10% de reajuste, foi rejeitada por unanimidade.
Os bancários não querem ver seus salários corroídos pela inflação do período, por isso, caso os banqueiros não melhorem substancialmente a proposta, eles demontraram disposição de luta para pressionar ainda mais a Fenaban com novas paralisações.
Outra questão que ficou clara na manifestação de 5 de setembro foi a participação dos bancos públicos.
Houve participação maciça dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa que, por coincidência, ocorreu em frente à agência do Banco do Brasil da Cardeal Arco Verde, que também foi paralisada.
Até os clientes que aguardavam a aberturas das agências apoiaram a iniciativa dos bancários: “Eles têm de cobrar mesmo, devem exigir um tratamento mais decente” – disse uma cliente que aguardava a abertura da agência do Banco do Brasil.
Por ser dia 5, data de grande movimentação nos bancos, a manifestação foi considerada ousada e vitoriosa pelo sindicato da região.
Após às 11 horas, os bancários retomaram suas atividades normalmente.

Nova rodada em 8 de setembro

Em 8 de setembro, segunda-feira, haverá nova rodada de negociação com a Fenaban, quando é esperada uma proposta que satisfaça os desejos da categoria.

Compartilhe: