Da Agência Fenae

Vem aí o 26º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), agendado para o período de 28 a 30 de maio, em São Paulo/SP (Hotel Holiday Inn – Rua Professor Milton Rodrigues, 100). O prazo para a inscrição de teses termina em 7 de maio, conforme calendário definido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

Até o dia 16 de maio, as federações de bancários devem realizar os encontros estaduais ou regionais para a escolha de seus delegados e observadores. Encerra-se em 20 de maio a data para a inscrição das delegações e para o envio à Contraf/CUT dos relatórios dos fóruns preparatórios. A inscrição dos delegados ao 26º Conecef deve ser feita eletronicamente, em link a ser disponibilizado oportunamente.

Os membros da CEE/Caixa participam do 26º Conecef na condição de delegados natos, e suas inscrições eletrônicas serão feitas pela Contraf/CUT, embora o pagamento da taxa de inscrição esteja sob a responsabilidade de sua entidade de origem. Com direito apenas a voz, os observadores podem ser indicados no limite de até 10% da delegação efetiva.

Para o 26º Conecef, o critério de participação foi estabelecido em um delegado para cada 300 empregados da Caixa na base, ou fração maior ou igual a 150, considerada a base estadual e garantindo-se dois delegados por estado, no mínimo. Os fóruns preparatórios são de caráter estadual ou regional, sendo que cada delegação fica limitada a 50% do número de participantes nesses fóruns. Fica assegurada ainda a cota de 30% de gênero.

Tal como ocorreu no ano passado, a edição 2010 do Conecef acontece de maneira desvinculada do processo da campanha nacional salarial da categoria bancária, de modo a facilitar os debates acerca das especificidades dos empregados da Caixa, durante as negociações da mesa permanente. Os pontos do temário do 26º Conecef são conjuntura, papel da Caixa no desenvolvimento social do Brasil, organização do movimento, isonomia, carreira, jornada, Funcef/Prevhab, aposentados, saúde do trabalhador, Saúde Caixa, segurança bancária, reestruturação e correspondentes bancários, entre outros assuntos.

O 26º Conecef reunirá um total de 391 delegados, entre empregados da ativa e aposentados, além de observadores. A distribuição ficou assim: Acre – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado), Alagoas – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Amazonas – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Amapá – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado), Bahia – 16 delegados (12 de ativa e 4 aposentados), Ceará – 10 delegados (8 da ativa e 2 aposentados), Distrito Federal – 32 delegados (26 de ativa e 6 aposentados), Espírito Santo – 9 delegados (6 de ativa e 3 aposentados), Goiás – 11 delegados (9 da ativa e 2 aposentados), Maranhão – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Minas Gerais – 41 delegados (30 da ativa e 11 aposentados), Mato Grosso – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Mato Grosso do Sul – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Pará – 5 delegados (4 de ativa e 1 aposentado), Paraíba – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Paraná – 25 delegados (19 da ativa e 6 aposentados), Pernambuco – 12 delegados (9 da ativa e 3 aposentados), Piauí – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Rio de Janeiro – 50 delegados (26 de ativa e 24 aposentados), Rio Grande do Norte – 5 delegados (4 da ativa e 1 aposentado), Rio Grande do Sul – 30 delegados (20 da ativa e 10 aposentados), Rondônia – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Roraima – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Santa Catarina – 16 delegados (12 de ativa e 4 aposentados), São Paulo – 84 delegados (65 de ativa e 19 aposentados), Sergipe – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado) e Tocantins – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado).

As diretrizes para a organização do 26º Conecef foram aprovadas pela Contraf/CUT – CEE/Caixa, ficando definindo o seguinte calendário:
Dia 7 de maio – data-limite para a inscrição de teses;
Dia 16 de maio – data-limite para a realização dos congressos, encontros ou assembléias estaduais, os chamados fóruns preparatórios;
Dia 20 de maio – data-limite para a entrega das resoluções dos congressos, encontros ou assembléias estaduais. Este também é o prazo para a inscrição das delegações ao 26º Conecef;
De 28 a 30 de maio – realização do 26º Conecef.

Compartilhe: