Os diretores da APCEF/SP Ivanilde de Miranda e Edvaldo Rodrigues participaram na manhã desta terça-feira, 5 de junho, do lançamento da cartilha “Água no estado de São Paulo: direito, não mercadoria! Contribuições para o debate com sindicatos e sociedade”, da CUT/SP. O evento faz parte de uma série de atividades relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) cujo foco este ano é a importância da água e contra sua mercantilização.

“O acesso à água potável e ao saneamento básico é essencial à garantia dos direitos humanos”, enfatizou Ivanilde de Miranda. “Nossa preocupação, assim como de outras entidades que defendem os trabalhadores, é a falta de investimentos e a lógica privada do governo do estado, que levou à crise hídrica em 2013”, completou.

O objetivo das ações das entidades é mostrar o descaso do governo estadual com a água e, também, disseminar a compreensão de que o líquido é um direito essencial e de que seu acesso, universal, seguro e com qualidade, será melhor garantido por meio de serviços públicos, com participação popular e controle social.

 

A cartilha – O documento é resultado de uma parceria com a Friedricj-Ebert-Stifung e foi elaborada a partir de levantamento bibliográfico, pesquisas de campo nas obras e equipamentos relacionados ao sistema de captação, tratamento e distribuição de água em São Paulo, além de entrevistas com os trabalhadores, especialistas do setor e moradores de comunidades atingidas pela crise, pelas obras e pela lógica privada de gestão da água.

>> Clique aqui para baixar a cartilha em PDF.

Ao final do material, os leitores têm contato com o debate de interesses privados internacionais que chegaram ao Brasil, em 2018, com o 8º Fórum Mundial da Água e, ao mesmo tempo, uma via oposta de resistência que se deu por meio do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), realizado em março.

“A água não é mercadoria. Fiquemos atentos à forma como os governos gerenciam nossa água, pois este é um bem público e deve atender aos interesses da qualidade de vida dos cidadãos”, completou Edvaldo Rodrigues.

>> Assista, no link abaixo, vídeo do lançamento da cartilha.

Compartilhe: