A Fenae tem recebido diversos relatos de discriminação dos empregados, aposentados e pensionistas que optaram por permanecer no PAMS – Programa de Assistência Médica Supletiva da Caixa, plano de saúde da Caixa anterior ao Saúde Caixa.

O banco tem aprovado regulamentações discriminatórias e que trazem graves prejuízos aos empregados para tentar convencê-los a migrar para o Saúde Caixa, desrespeitando os direitos individuais garantidos por meio das ações judiciais.

O plano não disponibiliza o atendimento telefônico 24 horas, sete dias por semana, mantendo-o exclusivamente para o Saúde Caixa, nega o reembolso de despesas com procedimentos odontológicos e órtese prótese e procedimentos especiais – OPME, como implantes dentários e os usuários sequer, podem acessar o aplicativo para marcar consultas.

Como se não bastasse, recentemente ao tentarem acessar às consultas da telemedicina, garantidas no Saúde Caixa, os usuários foram informados de que os seus cadastros não foram encontrados na base de dados do prestador do serviço. Consultada a Gesap (gerencia nacional que faz a gestão dos planos de saúde) informa que a cobertura não é estendida aos usários do PAMS.  A atitude obriga as pessoas a buscarem atendimento presencial em hospitais durante a pandemia de coronavírus, quando poderiam obter informações através da telemedicina.

A postura discriminatória da Caixa não é novidade. O banco não permitiu a adesão dos empregados admitidos pela Caixa a partir de setembro de 2018 ao Saúde Caixa, deixando para eles a alternativa de contratar um plano individualmente e obter reembolso parcial muito inferior a 50% do preço médio de mercado, o que inviabiliza a contratação para a maioria. Em vários casos, os empregados estão há meses sem resposta ou sequer conseguiram ter seus cadastros efetivados. Veja a matéria aqui.

“São atitudes inaceitáveis. A Caixa não pode obrigar os usuários a migrarem para o Saúde Caixa, a decisão deve ser tomada individualmente. A postura da Caixa revela a falta de compromisso com a vida dos trabalhadores tanto na questão dos usuários do PAMS como dos novos trabalhadores sem Saúde Caixa”, ressalta a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus. 

Compartilhe: