O Movimento Solidário alcançou mais uma meta relacionada ao Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, em Petrópolis (RJ). A partir do dia 29 de outubro, começará a funcionar a sala de reforço escolar da instituição, para atender as crianças e adolescentes, de 2 a 15 anos de idade, especialmente aqueles com dificuldade de aprendizagem ou desenvolvimento.

A sala vai funcionar nos dois turnos, atendendo no horário contrário às aulas e com o apoio de um professor. “Com a ajuda dos colegas da Caixa e outros doadores, os diversos espaços do Lar ganharam mais funcionalidade e conforto. Além da educação e do amor, a recreação é muito importante para as crianças que moram no local. Por isso, estamos sempre atentos a essas necessidades”, afirma Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae.

O Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças é assistido desde 2002 pelo Movimento Solidário, o programa de responsabilidade social da Fenae. Além dos trabalhadores da Caixa, conta com a parceira das Apcefs, Wiz e Integra Participações.

Reformas anteriores

Com o apoio do Movimento Solidário, em 2005 foram doados móveis ao Lar de Crianças, que possibilitaram importante melhoria na infraestrutura da instituição. Nos últimos dois anos, as doações foram arrecadadas e aplicadas nas reformas da cozinha, do berçário, das áreas de recreação, além da construção e da instalação da brinquedoteca. Outra ajuda fundamental foi a reforma da cobertura da quadra. Todo o maquinário da lavanderia também foi trocado.

Em 2016, a instituição foi contemplada com acervo de 250 livros doados pelo projeto Eu Faço Cultura, uma iniciativa da Fenae e das Apcefs para levar cultura para milhares de brasileiros. Este ano ainda foram arrecadados recursos para serem utilizados na recuperação do piso do refeitório e do corredor do Lar. A mais recente campanha desenvolvida foi a Nota 10, que mobilizou 1.990 empregados da Caixa, que doaram R$ 45 mil.

“É importante termos em mente que as benfeitorias para o Lar de Petrópolis são materiais, mas de grande significado na vida daquelas crianças e adolescentes, tão marcados por dificuldades. Nosso muito obrigado aos colegas da Caixa e outros doares. Essa solidariedade é muito importante”, observa Jair Pedro Ferreira.

O Movimento Solidário é o jeito Fenae de mudar o mundo. Além do Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, o programa atua em Belágua (MA), onde tem provocado uma verdadeira revolução. Foi o mesmo ocorreu em Caraúbas do Piauí (PI). Em 2005, quando começaram os trabalhos, a cidade tinha o 18º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e dados alarmantes de desnutrição e analfabetismo, entre outros.

Para saber mais e doar acesse o www.fenae.org.br/movimentosolidario.

Fonte: Fenae.

Compartilhe: