Uma constatação, baseada no pensamento do sociólogo e cientista político italiano Giovanni Sartori: a democracia não se resume aos atos de votar e ser votado. Para o estabelecimento de um governo que defende o interesse público, as eleições constituem uma condição necessária, embora insuficiente. Juntas e misturadas, democracia e regime eleitoral coincidem com um sistema de expectativas, caracterizado não apenas pelo aspecto representativo, mas também pela busca do amplo desenvolvimento social.

É justamente para reafirmar os princípios vinculados à defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, na perspectiva da prevalência do respeito aos direitos fundamentais, que a Rede do Conhecimento relança nesta quinta-feira (15) o curso “Democracia e Sistema Eleitoral”, disponível digitalmente no endereço https://rededoconhecimento.fenae.org.br/Curso/Index/154-democracia-e-sistema-eleitoral. São 15 vídeos, perfazendo um total de 151 minutos.

Os temas do curso “Democracia e Sistema Eleitoral” são atuais e pertinentes, abordando desde conceitos básicos da ciência política, os três poderes da República (Executivo/Legislativo/Judiciário), partidos políticos, financiamento eleitoral e até eleições gerais e agentes da sociedade civil.

Nas aulas, os empregados da Caixa Econômica Federal associados a uma das 27 Apcefs do país, incluindo o pessoal da ativa, aposentados e pensionistas, terão a chance de desfrutar informações sobre as principais correntes contemporâneas da democracia institucional brasileira, conforme a evolução histórica, passando pela República Velha ou Primeira República (1889-1930), Era Vargas ou Segunda República (1930-1937), República Populista ou Estado Novo (1937-1945), Quarta República (1945-1964), Ditadura Militar (1964-1985) e Nova República (1985 em diante).

O curso destina-se a um público amplo e diversificado, apresentando um escopo que se aproxima da atuação da Fenae e das Apcefs pelo bem-estar do pessoal da Caixa, combinada com a mobilização para preservar empregos, direitos e por um banco público sintonizado com os desafios sociais do país. Então, as propostas se estruturam e se articulam em torno do tema das eleições 2022, do processo político e das questões relativas ao Estado democrático de Direito e ao sistema eleitoral brasileiro.

O curso “Democracia e Sistema Eleitoral” abordará os desafios do Brasil na conquista e manutenção da democracia, mostrando aos participantes os principais elementos do sistema político formal: a relação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o federalismo, o sistema partidário e o modelo eleitoral. Será examinado ainda o papel do sistema de intermediação dos interesses, em particular dos sindicatos como parte integrante deste sistema.

Perfil do especialista – As aulas do curso “Democracia e Sistema Eleitoral” serão ministradas pelo professor Alexandre Sampaio Ferraz. Ele atua como técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e é professor voluntário do Departamento de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Alexandre Ferraz é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), com mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).

Rede do Conhecimento – Para ter acesso total aos cursos da Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Fenae e das Apcefs, os empregados da Caixa devem associar-se a uma das 27 Apcefs do país. Essa plataforma, aliás, foi criada com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento pessoal dos trabalhadores e das trabalhadoras do banco.

Além dos cursos, a Rede do Conhecimento dispõe de pílulas (vídeos curtos), redecast (assuntos veiculados em áudio), estudos de casos e palestras do Inspira Fenae.

Aceite o desafio: associe-se à Apcef da sua região, acesse a Rede do Conhecimento (www.fenae.org.br/rededoconhecimento), confira os conteúdos, navegue no conhecimento e aproveite!

Compartilhe: