Investir na maquiagem certa para cada tom de pele é a aposta adequada para valorizar o look. Algumas pessoas, muitas vezes, optam por uma cor de maquiagem da moda, usada por todo mundo, mas nem sempre o resultado fica bom, pois o look não ganha harmonia entre a cor escolhida e a tonalidade da pele. Para quem deseja acertar na escolha da maquiagem em relação aos diferentes tons da pele, a Rede do Conhecimento lança um novo infográfico com dicas de como levar em conta o tom de pele para o uso das melhores cores e tonalidades que valorizam e ressaltam toda a beleza natural da mulher.

Na plataforma de educação da Fenae e das Apcefs, com acesso pelo www.fenae.org.br/rededoconhecimento, o material apresentado tem formato que facilita a leitura, misturando textos, gráficos e ilustrações. No infográfico “Maquiagem em Diferentes Tons de Pele”, é possível encontrar dicas de como acertar na escolha de cores, sendo para isso importante analisar a respeito do sobretom (cor e tonalidade mais marcantes da pele) e do subtom (tonalidade quente ou fria presente abaixo do sobretom).

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp) em 2005 descobriu que, no Brasil, existem pelo menos 125 tons de peles diferentes, passando pelas tonalidades brancas, pardas, morenas, mulatas ou negras. Entretanto, para desvendar uma make que combina com a cor de pele, uma dica importante é dividir as tonalidades entre quentes e frias. São consideradas cores quentes aquelas mais puxadas para o vermelho ou o dourado, enquanto as cores frias são as muito escuras ou muito claras.

De acordo com a arte do visagismo, conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza de um rosto, com práticas como maquiagem, cosméticos, tintura, corte de cabelo e design de sobrancelhas, por exemplo, há um passo a passo para a escolha de uma maquiagem ideal. Um dos segredos é acertar na cor da base, blush, sombra e batom, investindo em tons que combinem com a cor e a tonalidade da pele. É possível ainda descobrir o tom da pele de acordo com o tipo de bronzeado: dourado, café, acobreado ou neutro.

O infográfico da Rede do Conhecimento mostra as melhores cores de maquiagem para cada tom de pele. Com essas dicas, será possível à mulher se arrumar com mais segurança, melhorando o humor e elevando a autoestima. É preciso apostar em maquiagem que revele, através de técnicas de visagismo, quais são as cores ideais para cada pele. Antes de qualquer coisa, porém, um passo necessário é conhecer o tom de pele: se mais amarelada (tom quente) ou mais rosada/azul (tom frio). Nada a ver com a cor da pele em si, mas com a tonalidade embaixo dela, para definir as cores de maquiagem para cada tom de pele. 

Experimentar é um dos passos importantes para saber quais são as melhores cores de maquiagem para cada tom de pele. Uma dica é evitar usar batons, sombras e bases sem antes saber se vão bem com a cor de cada mulher.

Portanto, o infográfico “Maquiagem em Diferentes Tons de Pele” é a oportunidade das empregadas da Caixa associadas às Apcefs conhecerem o seu tom de pele, passando assim a acertarem na escolha da maquiagem. Criada com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento pessoal do pessoal do banco público, a Rede do Conhecimento permite o acesso não apenas a infográficos, mas também a cursos, pílulas ou vídeos curtos, redecast (assuntos veiculados em áudio), estudo de casos e palestras do Inspira Fenae. Todo esse conteúdo apresenta dicas e passos que ajudam a promover situações de mudanças de atitude.

Caso ainda não seja associado a uma das 27 Apcefs espalhadas pelo país, acesse a plataforma de associação para se associar.

Compartilhe: