O professor e analista de investimentos Thiago Malaquias atualizou as questões que envolvem os cursos permanentes CPA 10, CPA 20 e CEA na Rede do Conhecimento, falou sobre o retorno das certificações da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) durante a live realizada ontem (19/08) no Facebook da Fenae. 

O professor também falou da importância da preparação pessoal e profissional para os estudos bancários e abriu o último tópico da live para comentar cinco questões que costumam ser cobradas nas provas de certificação. Quem não conseguiu assistir a live poderá ter acesso a gravação no perfil @federacao a qualquer hora. Acesse aqui. 

O professor contou que a plataforma de educação da Fenae e das Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa) vai disponibilizar aulas com simulado de CPA 20, com 60 questões, a partir do dia 31 de agosto. Quem está se preparando somente para o CPA 10 poderá fazer até a metade das questões, pois elas são comuns nos diversos programas. Para quem fará a prova de certificação somente do CEA, Thiago recomenda fazer o simulado completo do CPA 20. 

Para os usuários da Rede do Conhecimento, o novo curso preparatório para as provas de certificação será oferecido exclusivamente para os associados das Apcefs inscritos. O simulado – gravado ao vivo – terá a participação de outros professores que vão tirar as dúvidas encaminhadas durante a aula. A atividade é oportuna para treinar as questões mais quentes e alertar para as que apresentam os “peguinhas”. A novidade será disponibilizada a partir do dia 31/8. 

 Retomada dos exames 

Thiago Malaquias lembrou que as provas de certificação da Anbima foram suspensas no dia 17 de março devido à pandemia, e avisa que os agendamentos no site da instituição já foram retomados e em algumas cidades poderão ser realizados. A possibilidade das provas presenciais depende da legislação sanitária vigente em cada município. 

Segundo contou, as provas voltaram no dia 17 de agosto, atendendo a quem já tinha prova marcada no dia 23 de julho. A realização deverá seguir protocolos sanitários diversos para garantir o distanciamento necessário entre as pessoas e higienização dos ambientes e equipamentos. Provavelmente com computadores e carteiras disponíveis em número menor do que era habitual, já que o número de pessoas dentro das salas será menor. “Foram cinco meses sem exames, portanto, vamos lembrar que há demanda represada e nem todas as cidades estão liberadas para voltar a fazer provas. Mas fique tranquilo que uma hora você vai fazer prova”, comentou. 

 Durante a live, com duração de 42 minutos, o professor mostrou o mapa divulgado pela Anbima onde as certificações estão marcadas para ocorrer e recomendou aos alunos conferirem em seus municípios ou cidades mais próximas. Aproveitou a live para chamar os empregados Caixa aos estudos na Rede do Conhecimento.

Os cursos bancários CPA 10, CPA 20 e CEA da Rede do Conhecimento são gratuitos para os associados das 27 Apcefs! 

Inscreva-se também, associando-se no site da Fenae.

Compartilhe: