A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) está preparando para 2024 uma série de eventos para os associados das Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa). Serão atividades para promover o conhecimento e debates sobre temas do dia a dia dos empregados e aposentados do banco público e questões sociais, além do esporte e cultura.

O Inspira Fenae vai abrir o calendário do próximo ano. A data já está definida: dias 5 e 6 abril.  Brasília sediará o evento que terá como tema central: Inspira Mundo Melhor.  

“Como nas edições anteriores, traremos para capital federal nomes renomados para debater como podemos melhorar o nosso futuro, tanto no Brasil como no mundo, abordando questões como o meio ambiente, diversidade e inclusão social, economia entre outros. É cada vez mais urgente buscarmos uma sociedade menos desigual, mais fraterna”, ressalta Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

“Teremos um ano com novidades e com ações focadas no bem-estar dos empregados ativos, aposentados e associados das Apcefs. Soma-se isso a nossa atuação por melhores condições de trabalho, defesa dos direitos e da Caixa pública”, complementa Takemoto.

O Inspira Fenae é um grande encontro para tratar de questões contemporâneas sobre a profissionalização, o bem-estar, o saber e outras dinâmicas do mundo contemporâneo. A primeira edição ocorreu em 2017, também em Brasília, e tratou do tema “Tecnologia, inovação e empreendedorismo”.

A segunda, em 2018, realizada no Rio de Janeiro, foi sobre “Desafios sociais”. A edição de 2019, em Belo Horizonte, abordou o tema “Transformações” e, a edição de 2020, realizada em São Paulo, foi chamada de “Inspira Futuro”. Em 2022, com o retorno dos eventos presenciais, o “Inspira Imagine”, foi realizado em Salvador.

Jogos da Fenae

Ainda sem calendário definido, os Jogos da Fenae devem ocorrer em agosto. A diretoria da Federação já iniciou visitas técnicas para realização do evento em João Pessoa.

Atendendo pedido das Apcefs, a competição voltará ao seu formato antigo. Será realizado em única etapa. Em 2022, foi realizada em duas etapas.

A Fenae realiza os jogos desde 1987. O evento nacional é realizado a cada dois anos, com delegações de atletas selecionados nas 27 Apcefs. Os Jogos da Fenae são considerados o maior evento esportivo entre bancários e um dos maiores que ocorrem no Brasil reunindo uma mesma categoria.

Talentos Fenae/Apcef

Os preparativos para o evento artístico e cultural do pessoal da Caixa já começaram. A fase estadual será deflagrada no primeiro semestre de 2024 com as inscrições das obras. No segundo semestre, ocorrerão as seletivas estaduais. A etapa nacional será no primeiro semestre de 2025.

Incentivar e dar visibilidade ao talento dos empregados da Caixa sempre fez parte da atuação da Fenae e das Apcefs. Em 2016, ocorreu a primeira edição do concurso cultural que reúne quatro categorias e oito modalidades: Artes visuais: Foto e Filme; Artes plásticas: Desenho & Pintura e Desenho Infantil; Literatura: Contos & Crônicas e Poesia; e Música: Composição e Interpretação.

Compartilhe: