A sociedade em rede: do conhecimento à ação política, para um maior e melhor bem-estar com doses de qualidade de vida. Pensando nisso, surge o questionamento: você, empregado da Caixa em atividade, aposentados, pensionistas e dependentes associados, já preparou algum cronograma de novos aprendizados e conhecimentos para 2023?

Então, confira os cursos que a Fenae e as Apcefs oferecem pela Rede do Conhecimento, a plataforma de educação à distância das entidades representativas. Tem CPA-10, CPA-20, CEA e muitas outras capacitações exclusivas para você, a exemplo da bancária, bem-estar, marketing, idiomas, liderança, tecnologia, finanças, artes, fotografia, música, desenvolvimento pessoal, gastronomia ou cozinha criativa, vinhos com dicas de harmonização com os pratos e jardinagem.

Se você deseja inovar e ampliar o universo do próprio conhecimento, por meio de ferramentas que potencializem sua capacitação profissional e o desenvolvimento de habilidades pessoais, a Rede do Conhecimento pode ajudá-lo nessa tarefa. Na plataforma de educação da Fenae e das Apcefs, há disponibilidade de cursos de diferentes temas e abordagens, nos quais você aprende coisas novas, recebe dicas sobre um assunto do seu interesse e aprimora aprendizagens e conhecimentos, sentindo-se muitas vezes estimulado a desenvolver um hobby, por exemplo.

São mais de 100 cursos gratuitos, dentro de 13 categorias. A plataforma conta ainda com outros formatos para divulgação dos conteúdos. Estes são os casos das pílulas, dos redecasts (podcasts da Rede do Conhecimento) e dos infográficos. O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, esclarece que a plataforma foi criada para oferecer, gratuitamente, a ampliação do conhecimento dos empregados e das empregadas da Caixa Econômica Federal, sendo essa uma das prioridades das entidades associativas. “É que a educação transforma vidas”, resume.

Sergio Takemoto explica ainda que a plataforma é uma importante ação que integra diversos formatos de mídia de comunicação e de informação, todos voltados aos associados das Apcefs.   

Saiba que, na Rede do Conhecimento, os empregados do banco público ativos e aposentados associados de todas as Apcefs têm acesso ilimitado a todo o conteúdo. Os dependentes dos associados também podem acessar a plataforma. Basta, para isso, utilizar seu login e senha Fenae (antigo Mundo Caixa).

Depoimento de um recordista

Numa mistura de disposição com curiosidade, o empregado João Diogo de Andrade fez como poucos o itinerário da diversidade da Rede do Conhecimento, em tempo relativamente recorde. Foram 18 cursos em um período de pouco mais de um mês.

João Diogo é associado da Apcef/PE e desvendou, pacientemente, conteúdos em áreas como desenvolvimento pessoal, classificado por ele como “curso recomendável, excelente e muito interessante”. Na área de cidadania, a opinião do filiado à associação pernambucana é a de que “o curso é importante para entender a história política recente do Brasil”.

Para a dos bancários, o depoimento de João Diogo é igualmente elogioso: “Ótimo curso, notadamente por ajudar a tirar certificação bancária”. Outro conteúdo que despertou bastante interesse foi o de artes, definido pelo empregado pernambucano da Caixa da seguinte maneira: “Excelente curso e muito recomendável”. 

Mire-se no exemplo do João Diogo de Andrade e, caso não seja ainda associado a uma Apcef, não perca tempo! Acesse a plataforma de associação on-line e escolha a Apcef de sua região para se associar. Então, anote o endereço https://www.fenae.org.br/associacao e aproveite todos os cursos, além de outros benefícios oferecidos aos associados.

Histórico

Lançada em 25 de outubro de 2016, a Rede do Conhecimento tornou-se presente no dia a dia profissional e pessoal dos empregados e das empregadas da Caixa. São seis anos de inovação, criatividade, tecnologia, bem-estar e empreendedorismo, buscando assim ampliar o aprendizado e o conhecimento do pessoal do banco público. Desde então, muitos associados às Apcefs têm aderido aos diversos formatos para divulgação dos conteúdos disponibilizados pela plataforma de educação da Fenae e das Apcefs.

Quem já participou dos cursos ou de outras atividades similares, todos considerados “de qualidade fantástica”, é só elogios para o processo de combinação de interesses profissionais e pessoais, registrando ser esse o motivo do sucesso da Rede do Conhecimento.

A cada período ou semestre, com um portfólio de mais de 100 cursos gratuitos, a Rede do Conhecimento registra aumento gradativo de matrículas. Isso prova que vale muito a pena se associar a uma das 27 Apcefs espalhadas pelo país para usufruir dos benefícios ofertados pela plataforma.

Na Rede, aliás, o empregado ou empregada da Caixa pode ter aulas de violão, desvendar os segredos da culinária criativa, aprender como se tornar um empreendedor social, organizar as finanças, pegar dicas de bem-estar, saúde e beleza, além de outras relacionadas à inovação, tecnologia e economia colaborativa.

Entre os cursos mais buscados estão os para certificações bancárias, CPA-10, CPA-20 e CEA, inglês básico, master mind, os de planejamento financeiro e gastronomia. Para conhecer os cursos da Rede do Conhecimento, acesse: www.fenae.org.br/rededoconhecimento.

Compartilhe: