O novo conteúdo educacional que a Rede do Conhecimento oferece esta semana é a pílula “Finanças comportamentais para trabalhadores”, com o professor de economia Fernando Nogueira. O minicurso se condensa em 10 aulas, cada uma em torno de 10 minutos, nas quais Fernando Nogueira promete ajudar trabalhadores a resolverem suas finanças pessoais, as finanças domésticas e a alcançarem a independência financeira.    

Em relação a finanças e comportamento, o professor explica que quando jovem as pessoas devem encarar a fase como a de acumulação e somente durante a aposentadoria viver a fase do consumo. Outro alerta é o de que os problemas financeiros de uma pessoa acabam afetando todos da família, por isso a importância dos trabalhadores obterem a sua própria educação financeira, fazendo cursos relacionados ao assunto.  
 
A pílula “Finanças comportamentais para trabalhadores” divide-se nas seguintes aulas: Renda do Trabalho; Renda do Capital Produtivo; Renda do Capital Financeiro; Renda do Capital Imobiliário; Neuromarketing; Neuroeconomia; Finanças Comportamentais; Planejamento Financeiro da Vida Pessoal; Planejamento Financeiro da aposentadoria e Economia da Felicidade ou Boa Vida.  
 
Acesse o site da Rede do Conhecimento, utilizando o login do Mundo Caixa! 

Fernando Nogueira  

O professor é graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1975), doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1985), Livre Docente pelo Instituto de Economia da UNICAMP (1994). Professor da UNICAMP desde 1985.

Experiência profissional na área de Macroeconomia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira, pesquisando principalmente nos seguintes temas: Sistema Financeiro, Bancos, Teoria e Política Monetária, Inflação, Finanças Comportamentais. Participou de direção estratégica de empresa pública como vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da Caixa Econômica Federal, entre fevereiro de 2003 e junho de 2007. 

Baixe o app Viva Fenae/Apcef 

O conteúdo do minicurso de finanças faz parte dos assuntos explorados nesta  semana da promoção “Viva o Conhecimento”, no qual a partir de cada jogo acertado pelo participante da Rede do Conhecimento ele poderá ganhará cinco cupons (máximo de 40) para concorrer a um jogo de panelas Tramontina, ou a um relógio Garmin ou um Google Chromecast. O primeiro passo para participar da promoção “Viva o Conhecimento” é baixando o aplicativo Viva Fenae/Apcef.     

A Rede do Conhecimento  

A plataforma de educação da Fenae e das Apcefs (Associações de Pessoal da Caixa) completou quatro anos de existência no dia 25 de outubro. Na Rede do Conhecimento, os empregados da Caixa e associados a uma das 27 Apcefs podem potencializar seus conhecimentos todos os dias acessando as videoaulas e os outros recursos didáticos, escolhendo no menu em curso, redecast ou pílula.

Compartilhe: