A Rede do Conhecimento da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) conta com uma grande variedade de cursos, pílulas de conhecimento, infográficos e redecasts em diferentes áreas. Novos conteúdos são inseridos constantemente para que os empregados da Caixa Econômica Federal e seus dependentes cadastrados possam se desenvolver pessoal e profissionalmente. 

Uma das novidades é o curso Sound Design. O interessado pode acessar e praticar na plataforma no link Cursos, no menu Música. O sound designer, ou design de som, é uma técnica artística que cria trilhas sonoras para obras de audiovisual. Elas podem ser utilizadas para diversos objetivos e meios, como televisão, cinema, jogos, entre outras áreas das artes visuais. 

Este é um curso que mostra ao participante o poder que o som tem para envolver e ajudar a contar histórias. O objetivo é mostrar elementos e ferramentas usados para a construção de uma narrativa sonora.

O sound design é uma parte intrínseca das experiências humanas audiovisuais desde a infância. Desde cedo, aprende-se a associar certos sons a ações específicas ou a emoções. Por exemplo, o som de um trovão pode fazer com que o telespectador sinta medo ou tensão, enquanto o som de risadas pode indicar algo engraçado. Essas associações sonoras são construídas ao longo do tempo e influenciam a percepção e resposta emocional às narrativas audiovisuais.

Nas aulas, serão abordados os principais elementos sonoros como Ambiências, Foley, Sound Effects, bem como criá-los e manipulá-los para que a experiência sonora seja a melhor possível.

Para usufruir desse e de outros conteúdos disponíveis, basta acessar a plataforma, usar o login Fenae (antigo login Mundo Caixa) e aproveitar. Os conteúdos estão disponíveis com certificado para associados às Apcefs e seus dependentes. 
 

Compartilhe: