A instituição receberá nesta sexta-feira (10), 259 litros de leite. A ação entrou para o calendário do Movimento e será repetida anualmente no Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Movimento Solidário aumenta sua atuação e, pela primeira vez, vai beneficiar crianças e adolescentes em tratamento de câncer e doenças hematológicas socioeconomicamente vulneráveis.

No dia 10 de maio, às 14 horas, a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) receberá 259 litros de leite integral. A campanha de arrecadação, feita pelos empregados da Caixa, teve início no último dia 08 de abril, data em que é lembrado o Dia Mundial do Câncer.

A partir de agora, a inciativa entrou para o calendário de ações do Movimento Solidário, que antes realizava as campanhas específicas dos projetos relacionados às comunidades do município de Belágua (MA) e do Lar das Crianças.

Para um resultado mais efetivo, oito empregados da Caixa mobilizaram-se para a divulgação da campanha, entre eles Harumi Kimura Takahashi. “Divulgamos pelos grupos de whats app do trabalho e isso ajudou bastante. Algumas pessoas se juntaram para fazer a compra de uma caixa de leite e outras contribuíram com 1 litro. Não importa o valor, o importante é que cada um faça um pouco. As vezes o que é pouco para nós representa muito para o próximo”, explicou a consultora de TI.

Fazendo a diferença
Agregar uma instituição filantrópica nas ações do Movimento Solidário, promovido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e pelas Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEFs), incentiva outras pessoas a adotarem atitudes de solidariedade como um compromisso.

Segundo a coordenadora do Movimento e analista da Fenae, Denise Viana, a diferença que a Abrace faz no cotidiano de tratamento dos pacientes foi o principal motivo do engajamento da campanha. “É muito gratificante poder contribuir porque sabemos da importância da Abrace na vida das crianças que não tem condições de buscar uma saúde de qualidade”, avaliou a coordenadora.

Além da presidenta da Abrace, Maria Angela Marini, participarão da entrega o presidente da Fenae, Jair Ferreira, o presidente da APCEF-DF, Antônio Carlos Alves, o diretor da Região Centro-Oeste da Fenae, Herculano do Nascimento Neto (Bala) e o diretor da Integra e Instituto Fenae, David Borges.

A ABRACE
Desde 1986 a instituição filantrópica desenvolve um amplo trabalho de assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas, com dificuldades socioeconômicas.
Hoje, a Abrace auxilia os pacientes oferecendo transporte, assistência odontológica, alimentação, além alojamentos na Casa de Apoio para crianças que não residem no DF. O auxílio se estende aos pacientes que habitam na cidade, mas com condições precárias de moradia que podem comprometer a saúde. Nestes casos, a instituição realiza pequenas reformas nas casas.
A Abrace disponibiliza ainda o atendimento do o Hospital da Criança de Brasília (HCB). Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o hospital foi construído pela Abrace com doações da comunidade. Posteriormente, o HCB foi doado ao Governo do Distrito Federal e hoje faz parte da rede da Secretaria de Saúde do DF, realizando atendimento público (SUS)
A unidade é gerida pelo ICIPE– Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, associação sem fins lucrativos, criada por iniciativa da Abrace especialmente para esse fim.

Compartilhe: