A defesa de bancos públicos fortes e sociais vem ganhando força no Congresso Nacional. Com 209 assinaturas de parlamentares de 23 partidos diferentes, nesta quarta-feira (08), será lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Como um instrumento suprapartidário, a Frente tem o objetivo de analisar todos os projetos em tramitação nas duas casas legislativas e difundir a importância das instituições financeiras públicas para o desenvolvimento do Brasil. Além de ser um espaço para a análise de todos os fatores que envolvem as ameaças de privatização, em suas diferentes modalidades, é um canal de diálogo amplo.

Entre os partidos que integram a frente estão o PSB, o PCdoB, PR, PT, PSB e PDT. O senador Jacques Wagner (PT-BA) e o deputado Zé Carlos (PT-MA) estão à frente da iniciativa, que conta também como nomes como Tadeu Alencar (PSB-PE), Daniel Almeida (PCdoB-BA) André Figueiredo (PDT-CE), Érika Kokay (PT-DF), Jandira Fegalli (PCdoB/RJ), Daniel Coelho (CIDADANIA/PE) e Wellington Roberto (PR/PB).

Lideranças e entidades de movimentos sociais de todo o Brasil, representantes de centrais sindicais e de defesa da moradia também participarão do debate, assim como aquelas ligadas aos bancos públicos, a exemplo do Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), dentre outros. Os dirigentes da APCEF/SP Leonardo Quadros e Valter San Martin participam do lançamento.

Participarão também associações de defesa da moradia como Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU), Central dos Movimentos Populares (CMP).

Dentre instituições financeiras públicas, a Caixa Econômica Federal é responsável, por exemplo, pelo financiamento de 7 em cada 10 moradias no Brasil. Com 55 mil pontos de atendimento, incluindo agências-barco e unidades-caminhão, espalhados em todos os municípios do país, a Caixa atende à população das cidades mais longínquas. “Como a Caixa é uma empresa grande e tem um papel fundamental nas políticas públicas, na distribuição dos programas sociais, principalmente Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, se for retirada de circulação, quem vai atender esse grande grupo da sociedade brasileira? Não serão os bancos privados”, avalia Ferreira.

Seminário “Bancos Públicos e Desenvolvimento” – O tema será debatido também no seminário “Bancos Públicos e Desenvolvimento” que reunirá especialistas em economia, também no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Professores renomados como Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp), que foi chefe da Assessoria Especial do Ministério da Fazenda, Paulo Fernando Cavalcanti Filho (UFPb) e Luiz Fernando de Paula (UFRJ) serão palestrantes. O economista Sérgio Mendonça fará a abertura do evento.

Além de parlamentares, participarão representantes de movimentos sociais, de entidades ligadas a bancos públicos, centrais sindicais e universidades.

:: Programação

14h as 15h30 – Lançamento da Frente Parlamentar Mista
Representantes de entidades ligadas aos bancos, a defesa da moradia, movimentos sociais, parlamentares e coordenadores

16h – Seminário sobre Bancos Públicos
Mesa: A Importância dos Bancos Públicos no Brasil

16h às 16h20 – Abertura: Sérgio Mendonça – Economista e ex-diretor técnico do DIEESE

:: Palestras

16h30 às 17h – Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp)
Professor Titular de Economia da Unicamp e fundador da Facamp, foi chefe da Assessoria Especial do Ministério da Fazenda, Secretário de Ciência e Tecnologia – SP e Secretário de Relações Internacionais – SP

17h às 17h30 – Luiz Fernando de Paula (UFRJ)
Professor do Instituto de Economia da UFRJ, foi presidente da Associação Keynesiana Brasileira.

17h30 às 18h – Paulo Fernando Cavalcanti Filho (UFPb)
Professor Associado do Departamento de Economia (UFPb), foi Pró Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPb e Coordenador-Geral do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Paraíba.

18h – Encerramento

:: Transmissão ao vivo

Os eventos serão transmitidos ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube da Fenae (https://www.youtube.com/user/FenaeFederacao).

Confira:

Compartilhe: