A Lei de Cotas Nº 8.213, estabelecida em 24 julho de 1991, completa 29 anos em meio a retrocessos e desrespeito. 

Fruto de muita luta pela inclusão profissional, a lei determina que as empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a preencher de 2 a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, porém, a realidade é bem diferente. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência, sendo 31 milhões em idade produtiva, ou seja, aptas ao trabalho. Atualmente, das 700 mil vagas de trabalho reservadas a profissionais com deficiência, somente 50,62% estão ocupadas. No ano passado, apenas 1,75% dos empregados da Caixa Econômica Federal, maior banco público do país, eram pessoas com deficiência.

Em 2019, a Caixa foi obrigada judicialmente, em ação do Ministério Público em que a Fenae é assistente, a convocar dois mil PCDs aprovados do concurso de 2014. Logo depois, os trabalhadores começaram a procurar a Fenae e outras entidades para denunciar suas vivências de desrespeito dos colegas, assédio moral e humilhações constantes, por terem sido alocados sem as condições mínimas de acessibilidade, em agências e funções não condizentes com suas realidades. Como consequência, a Caixa começou a demitir os empregados arbitrariamente ainda no período de experiência estabelecido pela lei. Em meio à maior crise sanitária do país, esses trabalhadores também não têm acesso ao plano de saúde da Caixa.

Apesar das conquistas, os 29 anos da Lei de Cotas é marcado por retrocessos e políticas do Governo Federal e da própria Caixa que tentam anular as pessoas com deficiência. Ainda é preciso muitas reivindicações de combate à discriminação e inclusão nas empresas. 

A Fenae já denunciou a Caixa junto ao Ministério Público do Trabalho por causa das demissões ainda em período probatório, mas diante da pandemia, o órgão suspendeu o inquérito por 60 dias. Recentemente, a Fenae também encaminhou um ofício ao banco para exigir a imediata inclusão dos seus trabalhadores no plano de saúde dos trabalhadores da Caixa. Há pouco tempo, ao ser questionado sobre a situação dos trabalhadores que não têm o Saúde Caixa, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, zombou dos novos empregados ao dizer que “nem ele tem plano de saúde pela Caixa” como se esses empregados fossem banqueiros, como ele. 

 

Compartilhe: