Como será a nossa sociedade no mundo pós pandemia? No filme “A Bolsa ou a Vida”, o cineasta Silvio Tendler nos convida a pensar sobre o desmonte do conceito de bem-estar social e a incompatibilidade do neoliberalismo com o um projeto mais humanista de sociedade. O longa, mostra como a pandemia aprofundou os problemas que afetam a população mais vulnerável, como a desigualdade e a preservação do meio ambiente. 

A obra conta com mais de 73 entrevistas realizadas por meio de videoconferências. Os personagens são conhecidos como o economista Ladislau Dowbor, e Eduardo Moreira (Instituto Conhecimento Liberta). Além deles, o filme também ouve o escritor e ativista indígena Ailton Krenak, o Padre Júlio Lancelotti, o cineasta Ken Loach, a drag queen e professora Rita von Hunty e cidadãos comuns. 

O filme “A Bolsa ou a Vida” foi produzido com orçamento 100% colaborativo de 19 entidades entre sindicatos, federações, como a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae),  e confederações, além de pessoas físicas.  

“Esse debate sobre a sociedade pós pandemia também é da Fenae e dos empregados da Caixa. Sabemos como essas políticas neoliberais têm nos afetado diretamente e também toda população que precisa de um banco público. Convido a todos para assistir ao filme”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.  

Debate  

Nesta quinta-feira (07), o diretor Silvio Tendler junto com o presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antonio Corrêa de Lacerda estarão em uma live para debater sobre o filme. A apresentação será do jornalista Juca Kfouri.  

Também participam Carlos Gadelha, coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE/Fiocruz), Tânia Bacelar, economista com vasta trajetória na área de desenvolvimento regional, Sérgio Besserman Vianna, ex-presidente do IBGE, e Luiz Pinguelli Rosa, mestre em engenharia nuclear, doutor em física e ex-presidente da Eletrobras.  

Serviço: Debate “A Bolsa ou a Vida”: estratégias para o Brasil no pós-pandemia 

Data: Quinta-feira (07/10), às17h 

Transmissão do evento: Youtube
Link para o filme A Bolsa ou a Vida

Compartilhe: