Falar da conjuntura política e econômica no Brasil de um jeito sério e, ao mesmo tempo, bem-humorado. É possível? Foi desta maneira que Eduardo Moreira, quarto palestrante do Inspira Fenae 2022, falou sobre a situação do país em tempos de pandemia.

Moreira relatou a situação econômica do país antes da pandemia até chegar à atual conjuntura. Criticou o discurso do governo para convencer os brasileiros de que a crise é global, e não por falta de competência do Executivo na condução da economia. “Vivemos um momento muito complicado. E o discurso é sedutor – ‘estamos com inflação alta, mas o mundo inteiro está; a gente não está crescendo muito, mas o mundo inteiro tem essa dificuldade; morreu gente aqui, mas morreu em todo o mundo – é que aqui a população é maior’”, disse Moreira, ironizando as desculpas do governo.

Ao falar sobre o processo econômico, de investimento, risco e retorno, destacou a desigualdade no país como impeditivo para o crescimento econômico e social da população mais pobre. “O 0,1% mais rico tem, nos bancos, mais dinheiro do que os 90% mais pobres. Essa é a divisão de capital no país”, informou. “A gente foi cerceado, impedido, porque a gente não tem acesso ao que é necessário para começar o processo de investimento”, destacou Moreira, ao explicar a necessidade de renúncia de um patrimônio para ser possível investir “[Como fazer isso] em um país tão desigual como o nosso, onde não só a renda, mas a riqueza é cem vezes mais desigual?”.  

 

Eduardo Moreira interna.JPG

Empregados Caixa e o Auxílio Emergencial 

Ao criticar o governo, Moreira enalteceu o trabalho dos empregados da Caixa durante o pagamento do Auxílio Emergencial, que ajudou 68 milhões de brasileiros a enfrentar a crise. “Esse governo pode dar ministério, presidência de bancos públicos para pessoas que são traidoras, que querem vender o patrimônio público, destruir a pátria. Mas a honra, o heroísmo, a coragem e os valores que vocês tiveram durante a pandemia, isso ninguém pode tirar. Isso é um ato de entrega”, disse. “Todos somos a Caixa porque a Caixa é um patrimônio público”, finalizou, aplaudido pela plateia.

Eduardo Moreira é empresário, escritor e ex-banqueiro de investimentos. Foi eleito pela revista Investidor Institucional, em 2016, como um dos três melhores economistas do Brasil. É autor de diversos livros, entre eles os best-sellers “Encantadores de vidas” e “Economia do desejo”. Em 2019, foi um dos vencedores do prêmio Vozes da Resistência, oferecido pela Câmara dos Deputados em Brasília.

 

Compartilhe: