A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu para celebrar o Dia Mundial da Água em 2020 o tema: “Água e Mudanças Climáticas”. A data é celebrada em todo planeta no dia 22 de março, desde 1993.

A falta de acesso a água potável para consumo afeta milhões de pessoas no mundo, desencadeando diversos problemas para a saúde da população – atualmente o mais grave deles a proliferação do coronavírus. 

Há pelo menos 15 anos, a Fenae e as APCEFs – e empresas parceiras, estimulam ações para a melhoria das condições de vida de crianças e de adultos, diretamente prejudicados pela escassez crônica da água potável.

Na prática, as ações de responsabilidade social, se ajustaram ao objetivo previsto nas oito Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) e, desde então, segue transformando a vida de centenas de pessoas. Essas ações são possíveis por contar com o apoio dos empregados da Caixa.

Em 2020, diante da crise mundial da água, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU que se pretende alcançar é “Água e Saneamento para todos até 2030”. Atualmente estamos no decênio “Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018 – 2028”.  

:: Ações

De 2006 a 2014 o projeto da Fenae e APCEFs transformou a realidade de pobreza extrema no município de Caraúbas (PI). A partir de 2015 até hoje as ações estão no município de Belágua (MA) para elevar seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mudando a situações críticas de saneamento básico. 

Por meio dos projetos, em Belágua, as ações solidárias impactadas positivamente na vida de 1.766 pessoas, entre 574 crianças, 120 idosos em 364 famílias.

A instalação de tanques de peixes, 10 hortas comunitárias, 8 poços artesianos, dois de suinocultura, um de galinha caipira, uma casa de farinha, um apiário e nove banheiros em 24 comunidades são os mais recentes investimentos na região que se ajustam às dimensões previstas no valor da águas para o desenvolvimento das populações.

:: Concurso de Desenho APCEF/SP

Em 2015 a APCEF/SP realizou a 13ª edição do Concurso de Desenho com o tema: “Água, cada gota de consciência garante nossa sobrevivência”.

O evento lúdico foi essencial para fazer o debate com as crianças e os empregados da Caixa quanto a a importância de preservarmos a natureza e a água.

“Debater este tema é também uma oportunidade de repensarmos os nossos comportamentos e saber como podemos colaborar para que esse bem seja preservado”, diz o diretor da APCEF/SP Leonardo Quadros durante evento realizado para a entrega dos premiados do Concurso em 2015, no Aquário de São Paulo.

:: Datas para alertar

O Dia Mundial da Água é um alerta para a sociedade, empresas, governos e veículos de comunicação atentem para a necessidade de atenção na realização de políticas pública para o desenvolvimento sustentável e pela saúde das populações. 

Em 2009, o Comitê de Responsabilidade Social da Fenae promoveu a Semana da Água, sob o slogan “Sabendo usar, não vai faltar” e divulgou um cartaz em difundindo a ideia de consumo consciente. pequenas atitudes no dia-a-dia, que vão preservar esse recurso vital.

“Diante de todas as crises – como a hídrica e até mesmo a que hoje nos atinge fortemente em escala global do coronavírus – precisamos tomar atitudes que tragam impacto positivo em tudo o que nos rodeia. Sobretudo, ao meio ambiente”, observa Jair Ferreira. Estas são atitudes de todos, do dia a dia desde os que podem ser tomados dentro de casa para reduzir desperdícios até os mais fortes investimentos para evitar a poluição dos mananciais. Contribua e evite desperdícios de água. 

Compartilhe: