Definida como a arte da palavra, a literatura é uma manifestação fundamental para a formação cultural e social de um povo. Utiliza a linguagem, em prosa ou verso, como ferramenta de comunicação e interação, não estando alheia ao seu papel social. A literatura, sempre na busca pela democratização do conhecimento, atua como um registro histórico de seu tempo e desperta emoções, sentimentos e reflexões. O conto, o romance, a poesia e a crônica são alguns tipos de textos literários.

:: Clique aqui para assistir.

Tendo tais princípios conceituais como parâmetro, o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, e os diretores Nilson de Moura Júnior (Sociocultural) e Moacir Carneiro (Comunicação e Imprensa) participam nesta quarta-feira (17) de um bate-papo ao vivo com a professora e linguista Roberta Gomes Ferreira, com transmissão por Facebook Live  sobre o Talentos 2020, cujas inscrições estão prorrogadas até o próximo domingo, dia 21 de junho. Dessa vez o foco é a categoria Literatura, com dicas importantes nas modalidades contos, crônicas e poesia. Será a quarta e última de uma série lançada com o propósito de esclarecer dúvidas e conversar a respeito do concurso cultural.

A transmissão da live especial começa às 19h (horário de Brasília) e, na ocasião, os diretores da Fenae ficam disponíveis para tirar todas as dúvidas dos empregados da Caixa associados a alguma das 27 Apcefs do país.

“Seja no modelo musical, captação de imagem por fotografia, artística em formato de pintura/desenho e literário, as lives são apenas o começo da adaptação do evento Talentos Fenae/Apcef 2020 ao isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. Assim, mesmo que virtualmente, o concurso cultural fica mantido e torna-se sempre mais representativo, no ritmo da tradição artística do empregado da Caixa”, avalia Takemoto. O presidente da Fenae esclarece ainda que as transmissões atraem cada vez mais participantes e geram um clima forte de conexão entre trabalhadores do único banco 100% público do Brasil.

Os aspectos culturais e até familiares têm se misturado nas lives do Talentos 2020. A pesquisadora Roberta Gomes, que atua como professora-supervisora do curso de Letras na Universidade Aberta do Brasil (UAB), irá dar dicas de como elaborar um texto literário com qualidade e técnica. Experiência com essa tarefa ela tem de sobra, pois trabalha como linguista, consultora de Língua Portuguesa, revisora de texto e professora universitária.

Na live sobre Literatura do Talentos 2020, muitas perguntas serão respondidas pela especialista e diretores da Fenae. As dúvidas podem ser enviadas pelo Facebook, WhatsApp da Fenae ou esclarecidas ao vivo durante a transmissão.

É tempo de associação

O empregado da Caixa não associado a nenhuma das 27 Apcefs, e caso deseje integrar o time dos artistas do Talentos Fenae/Apcef 2020, o momento é este e agora: pode até inscrever sua produção nas quatro categorias Música (Composição e Interpretação), Foto e Filme, Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil) e Literatura (Contos/Crônicas e Poesia), mas apenas associados às Apcefs concorrem aos prêmios nas fases estadual e nacional. 

As inscrições são gratuitas e estão aptos a efetivá-las os empregados da Caixa em atividade, aposentados e pensionistas. Acesse www.fenae.org.br/talentos e se inscreva no concurso cultural.  

Compartilhe: