O curso Bancos Públicos no Brasil será lançado nesta segunda-feira (22/1) na Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Fenae e das Apcefs. Por meio de 13 vídeos com duração de 2h4minutos, as aulas propõem uma ampla reflexão clara sobre os bancos públicos e sua importância em todos os setores da economia e para o desenvolvimento do país.

“Diante do cenário econômico e de reformas que estão ocorrendo no Brasil, chega em boa hora essa reflexão sobre os bancos públicos. Isso mexe em tudo o que diz respeito ao desenvolvimento do país e ao trabalhador, seja na hora do gerenciamento do FGTS, do investimento para a casa própria entre outros. É uma abordagem desde a instalação dos bancos, o braço do Estado e o papel de cada um deles na economia, como é o caso da Caixa Econômica”, observa Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae.

Na Rede do Conhecimento, os cursos são destinados aos empregados da Caixa Econômica, que poderão matricular-se e iniciar as aulas, mas a conclusão está restrita aos que são associados a uma das 27 Apcefs do país.

O curso será ministrado pelo professor Fernando Nogueira da Costa, que possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, Livre Docente pelo Instituto de Economia da Unicamp (1994).

Além de ser professor da Unicamp desde 1985, Nogueira participou de direção estratégica de empresa pública como vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da Caixa Econômica Federal, entre fevereiro de 2003 e junho de 2007. Adquiriu visão prática do sistema bancário brasileiro como diretor-executivo da Febraban, pela atuação na Companhia Brasileira de Securitização, no Conselho de Administração da CIP Câmara Interbancária de Pagamentos, como Membro do Conselho de Administração da Caixa Vida & Previdência. Destaca-se também pelo conhecimento do setor de fundos de pensão na Funcef, além de ser autor de livros e artigos publicados em revistas especializadas e em jornais de grande circulação e palestrante.

Acesse o www.fenae.org.br/rededoconhecimento, saiba mais e matricule-se!

Compartilhe: