O Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) esteve reunido nesta quinta (3), em São Paulo. Na oportunidade, o fórum – que é formado por dirigentes das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) – debateram temas relevantes para os trabalhadores do banco público, como defesa de direitos e condições de trabalho, Funcef, atividades da Fenae, dentre outros temas.

“Nessa segunda reunião do ano, o CDN reafirmou a importância de reforçamos nossa luta por melhores condições de trabalho na Caixa, pelo respeito aos direitos dos empregados, que têm se empenhado para que o banco contribua para o crescimento e desenvolvimento social e econômico do Brasil”, disse o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Na quarta (2), a Diretoria Executiva da Fenae também se reuniu em São Paulo, para tirar encaminhamentos para os próximos meses e debater os temas que estariam em pauta no encontro do Conselho Deliberativo Nacional.

Confira o que foi debatido no CDN!

Defesa dos Empregados

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) Fabiana Uehara Proscholdt, falou sobre o andamento das negociações da mesa permanente com o banco e dos GTS que estão em andamento, como GT Saúde Caixa e GT Caixas, Tesoureiros e Avaliadores de Penhor.

“Temos cobrado da Caixa efetividade no retorno às nossas demandas e soluções para os problemas que precarizam as condições de trabalho no banco. Reafirmamos que a mesa de negociação tem por objetivo debater e construir coletivamente os assuntos que afetam os empregados”, ressalta Fabiana.

Na reunião de negociação com o banco sobre o Plano de Funções Gratificadas (PFG) realizada no dia 27 de julho, a CEE cobrou valorização dos empregados, respeito à diversidade e uma gestão verdadeiramente humanizada, com discussão sobre metas e outros problemas.

Funcef

A Fundação dos Economiários Federais (Funcef), que na última terça (1) completou 46 anos, foi um dos temas debatidos pelo CDN. O diretor de Benefícios fez uma apresentação sobre o cenário da fundação, com números do segundo trimestre de 2023.

Segundo ele, a gestão da Funcef tem alguns desafios pela frente, com destaque para incorporação do REB ao Novo Plano, encontrar solução para o equacionamento e alteração do atual Estatuto, que entrou em vigor em 2021 com alterações que fragilizam a representação dos participantes e aumentam o poder da patrocinadora.  

Um grupo de trabalho foi criado para tratar do estatuto e uma conquista foi a participação das entidades representativas no debate sobre a revisão.

Outro GT criado na Funcef visa a realização de estudos técnicos de revisão dos planos de equacionamento. Algumas alternativas já estão sendo avaliadas e a previsão para conclusão desse trabalho é no próximo dia 31 de agosto.

Jogos Fenae +

O diretor de Esportes da Fenae, Rafael de Castro, apresentou o calendário e regras da primeira edição do evento esportivo voltado para empregados e empregadas da Caixa, associados às 27 Apcefs, nascidos até 31 de dezembro de 1968. Os Jogos fenae + ocorrerão de 15 a 18 de novembro em Porto Alegre (RS).

As disputas ocorrerão em cinco modalidades: Atletismo, Futebol Society Livre masculino, Natação, Voleibol feminino e Vôlei de Praia dupla masculino.

Para os empregados Caixa que desejam participar dos jogos e ainda não são associados a uma das 27 Apcefs do país, o prazo de associação é até 4 de setembro. O calendário prevê ainda:  inscrição de modalidades- 4 de setembro; inscrição de atletas- 20 de setembro; substituição de atletas- 17 de outubro e Inscrição de provas do Atletismo e Natação-25 de outubro.

Rafael explicou que a Fenae será responsável pela logística dos jogos como transfer, hospedagem, locais da competição e arbitragem. Segundo ele, em breve o hotsite do evento estará no ar com todas as informações e regulamentos.

“A exemplo de todos os eventos que organiza, a Fenae está trabalhando para tornar os Jogos fenae + um grande evento, cumprindo sua missão de incentivar o bem-estar e qualidade de vida dos empregados da Caixa”, frisou o diretor de Esportes. 

Movimento Solidário e Moradia e Cidadania

Foi apresentado também ao CDN um balanço dos projetos que estão sendo executados por meio da parceria Fenae e Apcefs com a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Moradia e Cidadania, visando o desenvolvimento sustentável em comunidades de vulnerabilidade social.

Ao todo já foram lançados dois editais para escolha dos projetos. O primeiro edital – executado de maio de 2021 a julho de 2022 – contemplou 12 projetos em Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, beneficiando 600 pessoas diretamente e 2.426 indiretamente.

O segundo edital aprovou 25 projetos em 24 estados nas áreas de segurança alimentar, inclusão produtiva e educação complementar, que que beneficiam 2.100 pessoas diretamente e 8.376 indiretamente.

Estes trabalhos estão acontecendo no Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

“Já estamos trabalhando para o lançamento do terceiro edital, que deve ocorrer no final de setembro. Avaliamos como bastante positivo o resultado dessa parceria, que está contribuindo para a melhoria na qualidade de vida dos moradores das comunidades no entorno das Apcefs, por meio da segurança alimentar, inclusão produtiva e complementação escolar “, destacou a diretora de Impacto Social da Fenae e presidente da Apcef/MA, Giselle Menezes.

Atividades Fenae

Também foi apresentado ao CDN o calendário de atividades da Fenae para os próximos meses. Confira!

JOGOS REGIONAIS

– Jogos do Nordeste na Apcef/BA: 07 a 10/09

– Jogos do Sudeste na Apcef/MG: 07 a 09/09

– Jogos do Norte na Apcef/RO: 22 a 24/09

 ANIVERSÁRIO FENAE 52 ANOS

– Apcef/RO: 05/08 – às 12h

– Apcef/PI: 15/08 – às 20h

– Apcef/PE: 18/08 – às 19h – (Sede Caruaru)

– Apcef/PA: 18/08 a partir das 19h – (Sede Campestre)

– Apcef/AM: 19/08 – jantar e Inauguração da Usina Fotovoltaica

– Apcef/AC: 09/09 – às 20h30

– Apcef/SP: 16/09 – 12h as 16 (Bauru)

– Apcef/PR: 23/09 – das 09h às 20h

– Apcef/PE: 23/09 – às 11h (Janga – Recife)

– Apcef/ SP: 23/09 – 12h as 16h (São Paulo)

 INAUGURAÇÃO USINA FOTOVOLTAICA

– Apcef/GO: 18/08 – Café da manhã

– Apcef/AM: 19/08 – 13h 

 CORRIDAS FENAE DO PESSOAL DA CAIXA – Estão ocorrendo nos Estados
 

ENCONTRO DE COMUNICADORES 

– 08/09- Abertura

– 09/09 -Encontro

JOGOS FENAE +

– Porto Alegre: PUC de 15 a 18/11/2023

 TALENTOS FENAE/APCEF

– 2º semestre de 2024: Fase estadual

– 1º semestre de 2025: Fase nacional

INSPIRA FENAE

– 1º semestre de 2024

 

Compartilhe: