A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) foi homenageada nesta sexta (2) pela Câmara Federal, durante sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães.  A homenagem, que marcou o aniversário de 52 anos da entidade, transcorrido no dia 29 de maio, foi requerida pela deputada Érika Kokay (PT/DF), bancária da Caixa. 

A sessão solene contou com a participação de dirigentes da Fenae, de Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), da Contraf-CUT, da CUT, de sindicatos e federações de bancários, da Associação Nacional dos Participantes das Entidades de Previdência Complementar (Anapar), de entidades representativas dos empregados da Caixa e dirigentes da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).  

Antes dos pronunciamentos, foi exibido vídeo institucional da Federação. Em seguida, a deputada Erika Kokay – que presidiu a sessão – leu o discurso do presidente da Casa, Artur Lira, em que destaca a atuação da Fenae, como entidade forte e representativa na defesa do banco públicos e dos seus trabalhadores, compromisso com a cidadania e democracia. 

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, agradeceu à deputada Erika Kokay a iniciativa da homenagem. O dirigente iniciou sua fala ressaltando que é uma grande responsabilidade presidir a Federação e que a entidade influenciou na sua formação não só como militante social, mas como pessoa. “Tive o privilégio com a Fenae de participar de lutas como a jornada de 6 horas e o reconhecimento como bancário. Outra luta foi a incorporação dos 110 demitidos no governo Collor”. 

Takemoto disse ainda que a Fenae não representa apenas o apoio a organização sindical e dos trabalhadores. “A Fenae é a luta pelo desenvolvimento social, pela melhoria da qualidade de vida e promoção do bem-estar dos empregados da Caixa. … a luta por uma sociedade mais justa e solidária é o grande papel da nossa federação”, acrescentou o presidente da Federação”. 

A deputada Erika Kokay relatou a atuação plural da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa. “A Fenae vai se ressignificando, a Fenae de hoje não é a mesma de sua origem. …Lembro do primeiro Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa), quando lutávamos para ter direito a sindicalização, ter direito a jornada de 6 horas, uma das mais belas lutas de lima categoria. … aqui mesmo nesse plenário, tivemos a vitória de que os empregados da Caixa passariam a ter direito a sindicalização e o reconhecimento como bancário”. 

Para a parlamentar, a entidade tem sido o baluarte na construção das lutas do movimento dos empregados da Caixa. “Vamos contar sempre com a resistência e a luta da Fenae”, disse Erika.  

O secretário para Assuntos Jurídicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Valeir Ertle, destacou a atuação da Federação nos embates para manter a Caixa pública. “A Fenae e demais entidades representativas realizaram campanhas fortes para manter esse patrimônio de todos os brasileiros”. 

A diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Eliana Brasil, enfatizou a importância da parceria com a Fenae na organização da categoria bancária e na conquista de direitos. “A Fenae tem em seu DNA a defesa da Caixa e dos seus empregados, é também lazer, esporte, educação, cultura, democracia e responsabilidade social. Parabens Fenae pelos seus 52 anos de lutas e conquistas”. 

Sergio Mendonça, vice-presidente de Gestão de Pessoas da Caixa, representou a presidenta do banco, Maria Rita Serrano. Ele enfatizou o papel político, cultural, esportivo e social da Federação. “Entidade importante no apoio ao movimento sindical brasileiro. Em todas as conquistas da categoria bancária esteve junto com sindicatos e federações. …o mais importante é a defesa da caixa 100% pública, um instrumento muito importante na promoção de desenvolvimento econômico da sociedade brasileira. Vimos a atuação da Caixa e dos empregados no pagamento do auxílio emergencial. O que teria sido do país senão fosse a atuação estratégica da Caixa”, disse Mendonça.  

O presidente da Funcef, Ricardo Pontes, destacou a atuação da Fenae na construção da Fundação do Economiários Federais. “O papel da Fenae é de grande relevância na atuação para importantes avanços na Funcef, pois só é possível alcançar o crescimento patrimonial e melhorar os benefícios, com a presença dos participantes na gestão e a atuação das entidades representativas. A Funcef só foi possível se tornar essa grande instituição sendo parceira da Fenae desde o dia de sua criação, há 45 anos atrás”. 

O presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal e presidente do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, José Herculano do Nascimento, agradeceu o apoio da Federação às Apcefs.  “A Fenae é uma grande instituição e tem sido uma grande parceira das Apcefs. Me sinto honrado em representar todos os colegas presidentes de Apcefs. Vida longa para Fenae”, comemorou. 

A Fenae 

A Fenae foi criada em 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações Estaduais, com base no propósito de servir ao bem-estar dos empregados da Caixa e em defesa do banco público e social. 

Em sua trajetória, a Fenae esteve por trás de muitas conquistas importantes dos trabalhadores, como a jornada das 6 horas, reintegração dos demitidos no governo Collor, Funcef, direitos obtidos na mesa unificada de negociações da Campanha Nacional dos Bancários, Saúde Caixa, PLR e PLR Social, entre muitas outras. 

A defesa da Caixa como banco público e de caráter social é uma pauta permanente na agenda da Fenae, que tem mobilizado não só os trabalhadores da empresa, mas também toda a sociedade para defender o patrimônio dos brasileiros.  A atuação da Federação, com esse objetivo, tem se dado no Congresso Nacional e nas diversas campanhas em âmbito nacional para alertar os brasileiros sobre os prejuízos que a privatização banco público acarretaria para o país. 

A Federação, além de atuar em prol do bem-estar dos funcionários do banco com a disponibilidade de esportes e cultura, faz parcerias importantes com os movimentos sociais, especialmente, em defesa da casa própria. Com isso, a entidade, é sem dúvida, a maior referência do movimento nacional associativo dos empregados da Caixa, atuando em conjunto com as Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs) 

Atualmente, entre as suas diversas ações, destacam-se projetos como os Jogos da Fenae, o concurso cultural Talentos Fenae Apcef, a plataforma EAD Rede do Conhecimento, Inspira Fenae (evento de troca de experiências profissionais e pessoais), Movimento Solidário (programa de responsabilidade social), #ProntoFalei (evento idealizado para os empregados mais jovens do banco) e o apoio as programações sociais e de lazer nas Apcefs. 

Compartilhe: