O arquiteto Baixo Ribeiro, criador da galeria de arte Choque Cultural, referência em arte urbana e linguagens contemporâneas é o professor do mais novo curso da Rede do Conhecimento. Em 10 aulas e em cerca de 100 minutos, o curso “Arte Urbana e ativismo: transformando espaço público através da arte”, organizado por ele, dá um panorama das mudanças e intervenções que podem ser feitas para que as pessoas se apropriem do espaço público de forma artística e democrática.  

“A arte permeia tudo na nossa vida e o espaço público pode ser totalmente repensado e transformado por meio da arte, que tem várias expressões”, afirma Ribeiro. A princípio chamada de underground e até mesmo marginalizada, a chamada street art foi ganhando reconhecimento e hoje há artistas de renome internacional. 

No curso, o professor conta história dessa arte e mostra as conexões que sempre existiram entre política e ativismo, já que a rua é palco de manifestações e onde as pessoas se encontram. “Quero apresentar um olhar diferente sobre a arte urbana, integrada à cidade, ao ambiente público, de forma que se complementem e traga as pessoas a um novo olhar sobre o espaço público, coletivo, levando arte para locais vistos como comuns ou degradados. 

Esse é apenas um dos mais de cem cursos acessíveis ao associado da Apcef na Rede do Conhecimento, a plataforma de educação do empregado Caixa.

Então, o que está esperando? É só entrar no site  da Rede do Conhecimento e se inscrever! 

Compartilhe: