E, sem dar condições, cobra os empregados com critérios duvidosos

Como se não bastassem os ataques sofridos pelo banco público, a reestruturação, falta de empregados e verticalização, os trabalhadores do banco enfrentam mais uma ameaça.

Denúncias chegam às entidades representativas alertando que a Caixa tem exigido o CPA-20 a todos os gerentes.
O CPA-20 é a Certificação Profissional Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) – Série 20, voltada para profissionais que atuam na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
Por meio de ofício enviado à Contraf-CUT, a Caixa informou que estabeleceu prazo limite de 31 de janeiro para validação das certificações em CPA-10/20. O banco alega que a exigência de CPA-10 ou CPA-20 varia de acordo com o público-alvo atendido pelo empregado: “CPA-20 para clientes de alta renda e CPA-10 para o restante dos clientes”.

Mas, as denúncias são de que, diferente do que ocorre nos outros bancos, a Caixa está exigindo o CPA-20 para todos os gerentes da rede.
Estes certificados são emitidos por meio de prova aplicada pela Anbima. É muito comum que para a realização da prova os bancários façam cursos preparatórios. Por não conseguirem o certificado em tempo, muitos empregados temem o descomissionamento.
A situação é arbitrária e indica clara intenção de provocar descomissionamento em massa.

Como a própria Anbima define, a certificação é destinada àqueles que atendem um público específico e, por isso, não é exigida para todos os gerentes nos demais bancos. Porém, a Caixa quer passar por cima dessa resolução e ainda se justifica dizendo que poderá ser autuada e penalizada em auditoria caso se verifique que seus gerentes não possuem a certificação.

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa), que assessora a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), enviou um ofício à direção da Caixa na terça-feira (23) cobrando o fim da exigência de curso de CPA 20 para os gerentes de relacionamento. Além disso, o ofício também cobra que o banco informe o número de trabalhadores sem o CPA-20.
“A Caixa está tentando confundir os empregados, gerando pânico, para depois poder descomissionar sumariamente. Este é mais um ataque que os trabalhadores estão sofrendo da própria direção do banco”, ressaltou Claudia Tome, diretora da APCEF/SP.

Denúncias – Entre em contato com o Sindical da APCEF/SP ligue, (11) 3017-8315 ou e-mail para sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: