Djane Gueriero fez história na natação dos Jogos Regionais Sul, Sudeste e DF, representando a Apcef/SP. A atleta conquistou nada menos que 7 medalhas nesta edição, resultado de muita dedicação, espírito de equipe e paixão pelo esporte.
“É sempre muito divertido participar dos Jogos. Neste ano, conseguimos montar uma equipe maior na natação feminina, o que possibilitou entrar em mais provas, tanto nas categorias Absoluto quanto Master. E, com isso, vieram os revezamentos, que aumentaram bastante as chances de medalha. Deu tudo certo! Conquistei uma medalha em cada prova que nadei”, comemora.
A relação de Djane com a natação vem desde a infância. Apesar de, atualmente, não manter uma rotina intensa de treinos na água, ela segue competindo em campeonatos da Fenae e até se arrisca em competições estaduais. “Meus treinos hoje são focados no crossfit. O maior desafio tem sido manter regularidade, conciliando a rotina e lidando com algumas lesões antigas, especialmente no ombro. Mas manter o equilíbrio faz toda a diferença, e o resultado veio mais uma vez”, destaca.
A edição dos Jogos acontecendo na região de Campinas teve um sabor especial para a atleta. “Foi muito gratificante. Ter amigos e familiares acompanhando, torcendo e até participando da festa de encerramento foi maravilhoso. Isso dá ainda mais sentido ao evento”, afirma.
Djane também reforça o quanto o nível técnico da natação vem crescendo nos Jogos. “A cada ano as equipes estão mais treinadas e preparadas. Isso valoriza muito a competição. Em São Paulo, nosso time evoluiu bastante desde que o técnico Márcio Latuf assumiu, em 2023, oferecendo mais suporte e direcionamento aos atletas.”
Para quem pensa em se juntar ao time, o convite está feito. “Venham! Quem quiser participar, basta começar. Na natação, por exemplo, cada um faz seu treino semanal na sua própria academia ou clube, com orientações do técnico. E pelo menos uma vez por mês, nos reunimos para treinar juntos em alguma piscina. Vale muito a pena fazer parte dessa equipe.”