Os funcionários dos Correios divulgaram uma “carta aberta ” sobre a ameaça do atual governo de privatizar a estatal. Também está agendada para terça-feira (10) uma assembleia na sede da empresa, em Brasília, a partir das 18:30.

Na carta, o Sintect/DF (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Distrito Federal, região e entorno), relembra a importância dos Correios para o país, destacando tratar-se de uma das instituições brasileiras mais confiáveis e alertando sobre o perigo da privatização para a população. Entre os alertas está o fato de os Correios estarem em quase todos os municípios e, por isso, conseguir prestar serviço de qualidade para todo o território nacional, até mesmo nos lugares mais afastados, pois é a única empresa presente em todos os municípios. Sendo a única opção, em muitas cidades, de serviços bancários, por exemplo. Os trabalhadores ressaltam também que a empresa não dá prejuízo, pelo contrário, é uma “empresa sólida, rentável, sustentável e muito lucrativa”, destacam. A estatal registrou lucro líquido de R$ 161 milhões em 2018.

Leia a carta na íntegra:  

“Com esta carta, esperamos que você, cidadão, possa entender os prejuízos que serão gerados caso se concretize a privatização dos Correios. A população que mora no interior e nas periferias não será atendida, pois os serviços postais terão alcance somente nos grandes centros. Dessa maneira, a qualidade cai e os preços vão aumentar.
Fazer essa comparação é simples, já que não há monopólio para os serviços de encomendas como se alardeia por aí . As concorrentes entregam apenas nas grandes cidades. Para os locais mais longínquos elas utilizam os Correios também. Mesmo o segmento de correspondências, que é monopolizado, está entre os melhores do mundo.
O governo federal diz que os Correios dão prejuízos para o país. Mentira!

A estatal de todos os brasileiros não depende do Tesouro Nacional, bem como o fundo de pensão e o plano de saúde da categoria, que são custeados pelos próprios empregados juntamente com a empresa. Os Correios são uma
corporação sólida, sustentável e muito lucrativa. Hoje, os Correios do Brasil têm quase 100% de avaliação positiva de qualidade operacional em rankings internacionais. Os números da empresa também já se apresentam positivos desde 2017, contrariando o argumento do governo federal de déficit para sucateamento e venda da estatal.
No mundo, poucos países têm Correios 100% privados, são eles: Aruba, Cingapura, Grã-Bretanha, Líbano, Malásia, Malta, Países Baixos e Portugal. No entanto, a área total desses países (718.705 km²) não chega ao tamanho do Estado do Mato Grosso (903.378 km²). 

Os argumentos apresentados pelo governo para privatizar a nossa estatal não se sustentam, na verdade não passam de fakenews. Uma tentativa de abalar a imagem da empresa de
Correios do Brasil, que foi avaliada entre as três
instituições mais confiáveis para a sociedade, atrás apenas da família e dos bombeiros. Para começar, pense naquele carteiro que diariamente está na sua comunidade. Com ele, somamos mais de 100 mil funcioná rios, pais e mães de famílias, que ficarão desempregados. Com a privatização, haverá demissão em massa. Vamos apresentar, juntos, ao governo e à direção da empresa que a solução não está em vender a nossa estatal, mas investir em capacitação, profissionalização e modernização; ampliação de negócios e não apenas redução de gastos, como, por exemplo, atividades bancárias, de logística e corretoras, e na comunicação direta e o relacionamento com a população.
Convidamos você, cidadão brasileiro que também pode ser prejudicado pela privatização, a lutar com os trabalhadores dos Correios contra essa decisão do governo federal que em nada contribui pelo desenvolvimento do país!”

Compartilhe: