A Funcef anunciou na última sexta-feira (4) que os planos devem apresentar superávit de R$ 1,66 bilhão em 2018. Segundo a fundação, a estimativa se baseia nos dados de janeiro a novembro, porém, só foi oficialmente divulgado o balanço com os números até outubro.

Isso se deve a melhor rentabilidade, especialmente em renda fixa e investimentos estruturados, e a redução da meta atuarial definida pela Funcef de 5,5% para 4,5%.

De acordo com o que foi divulgado até o momento o REG/REPLAN, forma Não Saldada, REB e Novo Plano registram redução dos déficits. REG/REPLAN, forma Saldada, apontou crescimento.

Tabela – Equilíbrio técnico dos planos administrados pela FUNCEF – déficit até outubro de 2018

O resultado positivo, aliado a mudança na legislação que ampliou o prazo para o parcelamento de contribuição extraordinária para cobrir déficit e a redução da meta atuarial, a Funcef poderia então rever os planos de equacionamento. Com isso, seria possível reduzir o valor mensal das contribuições extraordinárias.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado em 2018, foi de 3,43%. Esse percentual será aplicado ao valor dos benefícios, base janeiro de 2019, dos planos REG/REPLAN, forma saldada, REB e Novo Plano.

 No caso do Saldado há, ainda, hipótese de constituição do fundo para revisão do benefício e ganho real, a depender de rentabilidade acima da meta definida para o ano de 2018. Tal hipótese, no entanto, só se confirmará quando do fechamento do balanço anual.

Compartilhe: