Alternativas que aliviem a situação financeira dos participantes da Funcef que pagam as contribuições extraordinárias dos equacionamentos. É o que vem buscando a Fenae por meio de propostas e estudos técnicos já apresentados à Funcef e à Caixa. Dirigentes da Federação aguardam agora audiência com o superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Fabio Coelho. A solicitação já foi feita e aguarda agendamento. O objetivo é mostrar como o modelo atual de equacionamento produz discrepâncias não apenas para os participantes da Funcef, mas também nos demais fundos de pensão deficitários.

“Ninguém aguenta descontos de 20% ou mais dos rendimentos todo mês. É preciso buscar alternativas para o setor como um todo. Na Funcef, as pessoas estão em situação crítica”, afirma a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

A solicitação de agenda na Previc inclui a participação da Federação Única dos Petroleiros (FUP), representante dos participantes da Petros, outra fundação que passa por sucessivos déficits. 

Compartilhe: