Está em curso a campanha para o segundo turno das eleições Funcef 2022. Na votação, que acontece entre os dias 29 de abril e 2 de maio, serão definidas duas vagas para o Conselho Deliberativo, uma para a Diretoria de Administração e Controladoria e uma para a Diretoria de Benefícios. A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) reforça o apoio aos candidatos do movimento “Juntos! A Funcef é dos Participantes” – mais votados durante o primeiro turno.

Entre os candidatos está o diretor de Formação e ex-presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, concorrendo à Diretoria de Benefícios. Jair obteve 45,78% dos votos no primeiro turno, quase 30% a mais que o segundo colocado. “Isso mostra a força e a credibilidade do nosso movimento. Embora a eleição seja individual, nosso grupo é composto por pessoas com longo histórico de lutas e conquistas para os trabalhadores, compromisso com a representatividade dos participantes na Funcef e com a Caixa pública e social”, destacou o candidato.

Jair Pedro destaca a baixa votação no primeiro turno. Dos 136.837 eleitores, apenas 41.412 votaram – o que representa pouco mais de 30% do total. “A gente precisa alertar aos participantes, ativos e aposentados, que ter direito a eleger metade das diretorias e dos conselhos é uma conquista muito recente. Nós somos os donos do patrimônio da Funcef e não podemos demonstrar desinteresse por um direito que é muito valioso para nós”, pondera. “E sabemos que o governo, com consentimento da atual diretoria e da patrocinadora, quer nos tirar essa conquista”, avalia.

É importante lembrar que a mudança no estatuto da Funcef, em vigor desde 2021, permitiu a quebra de paridade na Diretoria Executiva até 2025 (Leia mais). Ainda em 2021, a Caixa cassou o mandato dos conselheiros deliberativo e fiscal eleitos pelos participantes (leia aqui).

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o momento é desafiador. “De fato estamos sofrendo fortes ameaças às gestões dos fundos de pensão do país e de descaso às vozes da vontade coletiva. Por isso é fundamental que todos os participantes, tanto ativos quanto aposentados, votem nesse segundo turno e escolham candidatos que têm compromisso com a luta pelos direitos dos trabalhadores. A construção de uma gestão democrática, transparente e representativa está representada no movimento “Juntos – A Funcef é dos Participantes”, destacou Takemoto.

Estes são os candidatos do movimento que vão disputar o segundo turno:

Conselho Deliberativo (2 vagas)
Antônio Messias Rios Bastos – titular
Wagner Ferreira – suplente

Selim Antônio de Salles Oliveira – titular
Helaine Coutinho Cardoso – suplente

Diretorias
Rogério Vida – Diretor de Administração e Controladoria
Jair Pedro Ferreira – Diretor de Benefícios

:: Conheça o histórico e propostas dos candidatos do Movimento: www.afuncefedosparticipantes.com.br

Passo a passo de como votar:

Como votar:

1 – As eleições são realizadasde maneira on-line, por meio do autoatendimento no site ou aplicativo da Funcef, com acesso por CPF e senha pessoal do eleitor.

2- Localize e clique na opção “votar”

3 – A votação terá a seguinte ordem: dois candidatos ao Conselho Deliberativo, um candidato para a Diretoria de Administração e Controladoria e outro para a Diretoria de Benefício.
Quem utilizar smartphone, na hora do voto, deve rolar a tela para fazer as escolhas dos candidatos. Depois de selecionar os candidatos para todos os cargos, confira as escolhas antes de confirmar. Caso queira realizar alguma mudança, lembre-se que é preciso voltar à primeira opção e escolher novamente os candidatos para cada cargo.

4 – Ao clicar em “confirmar”, o sistema registrará o voto e emitirá um comprovante.

5 – Não lembra ou não cadastrou sua senha? É fácil resolver!
– Entre no site da Funcef e clique em autoatendimento;
– Depois, clique em “esqueci minha senha” ou em “primeiro acesso”, no canto inferior esquerdo da tela;
– Insira o seu CPF e data de nascimento e siga os passos seguintes.

:: Se ainda tiver dificuldade, leia o passo a passo de como recuperar a senha aqui.

:: Para cadastrar a senha, confira o passo a passo aqui.

Baixe o aplicativo da Funcef! É mais fácil e rápido para votar. Baixe pela Apple/iPhone (iOS ou pelo Android

:: Para demais dúvidas sobre as eleições, entre em contato com a Funcef pelo 0800 706 9000.

 

 

Compartilhe: