A APCEF/SP participou do XIX Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, organizado pela Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 18 de maio.

O evento reuniu juristas, economistas, jornalistas e acadêmicos, além dos participantes de fundos de pensão. Foram discutidos temas como a perspectiva para os investimentos e gestão de riscos, práticas da fiscalização e necessidade de reforço na governança.

Os palestrantes do congresso foram: Ladislau Dowbor (Economista – Professor da PUC/SP), Beto Almeida (Jornalista Diretor da emissora de televisão Telesur), Fábio Junqueira de Carvalho (jurista), Wagner Balera (Jurista), Guilherme Benites (Sócio da Aditus), Marcel Juviniano Barros (Diretor de Seguridade da Previ), Leonardo Savio de Matos Silva (Consultor), Silvio Renato Rangel Silveira (Presidente da FIBRA) e Claudia Muinhos Ricaldoni (Representante dos participantes e assistidos no CNPC).

Um dos assuntos mais comentados foi a interferência da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) nos planos. “A interferência direta da Previc na gestão das fundações de previdência fechada é injusta uma vez que a modelagem dos planos de previdência aberta facilita os trâmites rumo à adesão”, destacou Wagner Balera.

O também jurista Fábio Junqueira apontou durante sua palestra que há limites que a Previc nem sempre respeita. Fábio mostrou dados específicos onde ocorreram autos de infração que foram derrubados porque se mostrou que não se cabia aquele entendimento naquele momento, segundo o advogado.

“O papel da Previc é fiscalizar os fundos de pensão e não interferir na gestão”, ressaltou Valter San Martin, diretor da APCEF/SP que participou do evento. Ao final do congresso houve ainda uma Assembleia Geral Ordinária onde foi fechado e apresentado o Manifesto dos Participantes dos Fundos de Pensão.

Compartilhe: