Este é o último mês para fazer a inscrição no concurso cultural voltado para o pessoal da Caixa Econômica (empregados ativos, aposentados e pensionistas) e não faltam incentivos para você também participar da edição de 2021. Quem se orgulha dos quadros que pintou e de ter estimulado dois filhos a também concorrerem na categoria Artes Visuais de edições anteriores do Talentos Fenae/Apcef é Andreia Minamizawa, da Associação de Pessoal da Caixa de Santa Catarina. 

Entre as quatro categorias disponíveis: Foto e filme; Literatura (Contos/Crônicas e Poesia) e Música (Composição e Interpretação), a de Artes Visuais, que contempla as modalidades Desenho e Pintura, também tem Desenho Infantil. Por meio da modalidade, o concurso cultural oferece a grande possibilidade de associados de uma das 27 Apcef (Associações do Pessoal da Caixa) inscreverem trabalhos de familiar dependente – de 1 a 13 anos de idade.  

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 27/6. A plataforma digital do Talentos Fenae/Apcef 2021já está prontinha para receber os seus dados e as informações das obras com as quais você pretende concorrer. Já sabe em qual categoria vai inscrever a sua obra? Vai inscrever os seus rebentos na modalidade Desenho Infantil, que são associados como dependentes?  

:: Acesse o site do Talentos!

A associada da Apcef/SC, que trabalha no estado vizinho, na agência Pinheirinho, em Curitiba (PR), fala de um grande motivo para que os colegas também se expressem artisticamente: “A arte alegra o mundo e nos desestressa. O mundo está precisando muito de alegria e nós de desestressarmos”, diz Andreia Minamizawa, que há vários anos se dedica à pintura em tela e se orgulha do interesse de dois filhos no mesmo caminho das artes.

A menina, filha de Andreia, atualmente com 11 anos de idade, já desenhou e mostrou o resultado de sua dedicação na edição de 2018 do Talentos. “Para nós é um grande orgulho e alegria. Para eles, se envolver e participar do concurso é um incentivo”. O menino conquistou o 1º lugar nacionalmente na categoria Artes Visuais na edição de 2019. “Ele tem o dom, já fez curso de arte e mostrou isso muito bem. Só que este ano ele não poderá mais participar porque já passou dos 13 anos de idade”, conta Andreia.  

Todos os empregados Caixa, aposentados e pensionistas podem inscrever suas obras no Talentos, mas para avançar nas etapas seguintes do concurso somente sendo pessoa associada de Apcef. Interessados em participar do Talentos ainda este ano poderão se associar por meio da Associação On-line até o dia 05/07/2021. 

Em 2021, o slogan do concurso é “Arte que Transforma”. Tema que cai muito bem para este período de pandemia, pois não são poucos os desafios a enfrentar no dia a dia e nas agências da Caixa, seja no trabalho presencial ou remoto. Onde há desafios a serem transformados. 

“A arte é um caminho para desestressar desse dia a dia e o Talentos nos convida a isso”, reconhece Andreia, ao comentar que decidiu concorrer novamente com uma obra de pintura e com outra na modalidade fotografia. 

O Talentos Fenae/Apcef ocorre em duas fases: estadual e nacional. Em ambas, haverá votação popular e avaliação do júri técnico. Na etapa final do concurso, serão premiados os vencedores de todas as modalidades.  

Devido à pandemia, o concurso ocorrerá virtualmente. Os eventos on-line de premiação serão realizados por categoria, iniciando com as transmissões dos Foto&Filme, no dia 28/08, e encerrando-se com concorrentes de categoria Música: 18/09, conforme o cronograma abaixo.

Desde 2016  - O concurso cultural é promovido desde 2016 pela Fenae em parceria com as Apcefs com o objetivo de estimular a produção artística e os talentos da Caixa. Na edição deste ano, é possível inscrever até duas obras por modalidade, mas a participação só será confirmada após a obra passar pela aprovação da curadoria do concurso. Os participantes poderão ainda, pela primeira vez, fazer substituição de obras. O participante deverá acompanhar a sua inscrição na “área do participante”, mediante login e senha do Mundo Caixa. Acesse no hotsite o regulamento.  

Cronograma completo da primeira fase do Talentos Fenae/Apcef 2021  
Inscrições: até 27/06 

ETAPA ESTADUAL (14/05 a 18/09) 
Prazo para substituição de obras (qualquer modalidade) ou solicitação de apoio técnico (música): até 18/06 
Prazo de envio dos vídeos dos participantes (Música): até o último dia de inscrição, 27/06.  
Período de votação popular estadual: 05/07 a 31/07  
Avaliação técnica estadual (curadoria) das categorias Foto &Filme, Artes Visuais, Literatura e Música: 05/07 a 15/08   
Eventos on-line de premiação por categoria  
Foto & Filme: 28/08 
Artes Visuais: 04/09 
Literatura: 11/09 
Música: 18/09 

ETAPA NACIONAL (20/09 a 04/12)

Compartilhe: