O Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC) consiste em uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) com o objetivo de incentivar e promover o acesso à cultura brasileira.

O mecanismo do Movimento, que integra os mais de 130 mil empregados da ativa e aposentados da Caixa em todo o País, promove, por meio da adesão, a doação espontânea de valores revertidos, posteriormente, em ações e projetos culturais espalhados pelo Brasil, no próximo ano. Vale lembrar que o valor pode ser deduzido na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.

A iniciativa, com início em 2006 pelo projeto “Eu Faço Cultura”, atua como facilitador do direito de todo cidadão brasileiro à cultura. Até agora, foram mais de 600 mil pessoas beneficiadas diretamente, além de 200 eventos em mais de 70 cidades.

Se interessou? Confira, abaixo, as principais dúvidas e participe!

– Quem pode aderir ao MCPC?

Empregados e aposentados da Caixa, Caixa Seguradora, PAR Corretora, Fenae Federação, Funcef e APCEFs que farão a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016/ano calendário 2015 no modelo completo.

– Quanto eu posso destinar para o projeto?

A Lei Rouanet prevê que Pessoas Físicas possam doar até 6% do Imposto de Renda devido.

– Como eu faço para aderir ao MCPC?

No momento da adesão, o interessado informa o limite que quer destino ao projeto. A FENAE antecipa o valor por você e o credita na conta do projeto. Na hora de declara o seu imposto, você vai informar o valor destinado e assim terá o benefício fiscal previsto.

– Com fica o valor da adesão em caso de restituição ou imposto a pagar?

Caso você tenha restituição, o valor virá acrescido à sua restituição. Em caso do imposto a pagar, o valor destinado será descontado da quantia a ser paga ao governo.

– Como o valor da adesão será retirado da minha conta corrente?

O valor será retirado por meio de débito em conta, conforme autorizado no momento da adesão. Dias antes dessa operação, o MCPC envia e-mail informando a data, o valor e os dados bancários em que ocorrerá o débito.

– Faz diferença destinar o valor máximo ou mínimo para o projeto?

Para você não vai fazer diferença, no entanto, cada real a mais conta. Doando a quantidade máxima estipulada, você pode ajudar ainda mais pessoas a terem suas vidas transformadas pela cultura.

 

 

 

Compartilhe: