A edição 2024 do Inspira Fenae, que acontece entre os dias 5 e 6 de abril, em Brasília – no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, com debates por um mundo melhor e mais saudável, registra a participação da voz indígena de Ailton Krenak, autor do livro “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, apoiado no pensamento ameríndio, no qual critica a imagem de humanidade como um conceito separado da natureza. 

A obra que embasará o debate desse ativista do movimento socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas no evento da Fenae e das Apcefs foi lançada em 2019 e traz histórias e vivências que delineiam a visão de mundo dos povos originários, marcando a distinção entre a tradição filosófica ocidental e as formas dos povos indígenas experienciar o mundo e viver a floresta. São, enfim, muitas ideias para adiar o fim do mundo, na busca por oferecer um contraponto para a mesmice: “ser como um pássaro, que pousa em silencio, e volta aos céus sem deixar rastros”.  

A temática indígena será o caldo de cultura da palestra de Ailton Krenak no Inspira Fenae 2024. Na ocasião, inclusive, o historiador, jornalista, ambientalista, intelectual, filósofo, poeta, escritor e professor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e pela Universidade de Brasília (UnB) irá abordar questões sobre a relação do índio com o meio ambiente e com a cultura autóctone, aquela relativa aos habitantes ou descendentes das raças que sempre viveram em uma única região, lutando contra a discriminação do outro ou do diferente pela sociedade nacional. 

Autor das obras “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, “A Vida não é Útil”, “Futuro Ancestral” e “Lugares de Origem”, Ailton Krenak é remanescente da etnia indígena Krenak, cujo território imemorial fica pelos lados das Minas Gerais, e o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Notabiliza-se ainda por ser o primeiro indígena a ocupar a cadeira de número 5 na ABL, instituição cultural e literária fundada pelo escritor Machado de Assis, em 20 de julho de 1897, com sede no Rio de Janeiro/RJ. Esse ativista indígena está engajado, Brasil afora, em mostrar novos jeitos de viver, com a consciência de que isto poderá ajudar a garantir um futuro melhor e mais saudável para a humanidade.

Nos debates ou eventos pelo país, é comum as pessoas pararem para prestar atenção quando Ailton Krenak começa a falar. Isto ocorreu em 1987 em Brasília, durante pronunciamento na Assembleia Nacional Constituinte, na tribuna do Congresso Nacional, no momento em que, vestido de branco, pintou o rosto com tinta preta de jenipapo diante dos parlamentares, para fazer a defesa da história, dos costumes e das tradições dos povos nativos.  O gesto, inédito e marcado de muito simbolismo, culminou na garantia de direitos fundamentais aos povos indígenas, estabelecidos na Constituição Federal de 1988. 

Agora em abril, também em Brasília, mas desta vez no palco do Inspira Fenae 2024, o pensador indígena Ailton Krenak irá trazer ideias para “adiar o fim do mundo”.  Passados os anos, a voz dessa liderança indígena continuou sempre relevante e ecoante. O histórico curricular dele tem reconhecimento internacional e notabiliza-se por iniciativas como a da fundação da ONG Núcleo de Cultura Indígena e por ter participado da criação da União dos Povos Indígenas e da Aliança dos Povos da Floresta, sempre na perspectiva de um balanço entre passado e presente, para descortinar o futuro. 

Inspira Fenae 2024

O evento da Fenae, em parceria com as Apcefs, tem o objetivo de levar os participantes a refletirem a respeito do papel das empregadas e dos empregados da Caixa Econômica Federal associados na construção de um Brasil democrático, sustentável, plural, solidário e igualitário. No Inspira Fenae 2024, serão debatidos temas como meio ambiente, sustentabilidade, diversidade, inclusão social, acessibilidade, cidades do futuro, entre outros. 

Acesse o site www.fenae.org.br/inspira2024 e obtenha mais informações sobre esse evento inovador, além de inspirador.     
 

Compartilhe: