Através da ONG Moradia e Cidadania a APCEF/SP irá oferecer às crianças assistidas pelo projeto aulas de xadrez e natação.

As aulas de xadrez terão início já no dia 18, e ocorrerão todos os sábados no clube da capital no período da manhã, das 9h às 13h. Poderão participar crianças a partir dos 7 anos e seus familiares. Além de um professor contratado pelo Associação, o renomado mestre de xadrez responsável pelos treinos na APCEF/SP, Dirk van Riemsdijk, está participando do projeto. A ideia é integrar crianças, familiares e associados na aprendizagem e prática da modalidade.

O xadrez é oferecido em diversas escolas por auxiliar no desenvolvimento do pensamento estratégico, ajudar na concentração, melhorar o desempenho escolar e é apontado por muitos especialistas como uma forma de prevenção do Alzheimer. Após um tempo mínimo de seis meses de aulas será possível que os alunos comecem a participar de competições de xadrez junto aos associados.

Natação

Além do xadrez também serão oferecidas aulas de natação. Serão duas classes divididas entre masculino e feminino as terças e quartas no período da tarde. Ambas as turmas em nível iniciante para crianças a partir dos 7 anos. A APCEF/SP irá fornecer kits com os equipamentos necessários para as aulas.

ONG

A ONG Moradia e Cidadania teve origem no Comitê da Ação da Cidadania criado em 1993 pelos empregados da Caixa Econômica Federal. É responsável por iniciativas como: educação, geração de trabalho e renda e apoio às ações de combate à fome e à miséria para comunidades de baixa renda. Com a constatação de que o caráter de personalidade jurídica ajudaria a levar os projetos adiante, permitindo a ampliação de suas atividades, o movimento acabou se transformando em uma Organização Não – Governamental ONG, com abrangência nacional.

Em setembro de 2000, a Moradia e Cidadania passou a ser uma ONG e em agosto de 2001, recebeu o Título de Interesse Pública Federal, registrada no CNPJ nº 01.285.730/0001-49, tornando-a apta a receber doações de qualquer natureza, principalmente de órgãos públicos.

Em 08 de outubro de 2001, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

Compartilhe: