A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) reuniu nomes consagrados da Literatura e da Música brasileira na cerimônia de premiação dos três primeiros colocados por Apcef na categoria Literatura (Contos e Crônicas e Poesia) do Talentos Fenae/Apcef 2020. Em um evento virtual, transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da entidade, neste domingo (18), centenas de internautas acompanharam as apresentações e vídeos depoimentos, além é claro do anúncio dos personagens principais da noite: os vencedores da fase estadual do concurso cultural.

:: Confira aqui o resultado.

:: Caso não tenha conseguido assistir à transmissão ao vivo da premiação de Literatura, clique aqui e veja agora mesmo.

A live foi comandada pela jornalista musical e apresentadora, Roberta Martinelli, de um estúdio em São Paulo, seguindo todos os protocolos de segurança: com equipe reduzida, todos de máscara e mantendo o distanciamento social. Foram mais de duas horas de transmissão, marcadas por momentos emocionantes.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destacou a importância social das artes e da literatura para formação de uma sociedade mais justa. “Quando falo da Literatura eu lembro de Paulo Freire e gostaria de citar uma frase dele: Não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. Nada mais atual que Paulo freire nesse momento difícil que vivemos, onde as culturas e as artes estão sendo tão atacadas”, enfatizou Takemoto.

O diretor sociocultural da Fenae, Nilson Moura Júnior, destacou que está sendo um desafio realizar o concurso cultural de forma virtual, por conta da pandemia do coronavírus. “Cultura é transformação, é ação política por um país melhor. Estão todos de parabéns”, disse o dirigente.

Já o diretor de Administração e Finanças, Cardoso, lembrou a frase do poeta Ferreira Gullar a “arte existe porque a vida não basta”, para dar seu recado: “a arte completa nossa vida, nos leva a refletir, a reivindicar e a ser pessoas melhores. Eu tenho o privilégio de conviver com artistas fantásticos que são os empregados da Caixa, que nos têm dado grandes obras”.

A divulgação dos ganhadores foi realizada por ordem alfabética das Apcefs, conforme a letra inicial da unidade da federação. Premiando inicialmente os 3º, 2° e 1° lugares da modalidade Conto e Crônica e depois de Poesia. Os premiados são empregados Caixa ativos, aposentados e pensionistas de todo o país, associados das 27 Apcefs.

Alguns dos vencedores da categoria Literatura conversaram ao vivo com apresentadora, Roberta Martinelli, sobre sua participação no concurso. Patrícia Silvia Cunha, da Apcef/RR, teve um desafio a mais para fazer sua obra nessa edição do concurso. Com uma bebê, ela contou com apoio da mãe para produzir o conto “CTRL C & CTRL V”. “Pensando nessa situação atual, de pandemia, a juventude e a negligência com as pessoas mais idosas, isso me motivou a escrever esse conto”, explicou.

A inspiração do associado da Apcef/BA, Carlos Alberto dos Santos, foi a influência da cultura negra no Brasil. “Trazer à tona e valorizar essa história dos ancestrais africanos como forma de liberdade e resistência. Vidas negras importam”, ressaltou o autor do conto “Oxum Senhora das Corujas”. Carlos Alberto disse ainda que não existe outra iniciativa no Brasil como o Talentos Fenae/Apcef.

Athos Ronaldo da Cunha, da Apcef/RS, contou que não se considera um poeta, mas que gosta de escrever pajadas, uma forma de poesia improvisada feita no sul do Brasil e em países como Argentina e Uruguai. “É como o cordel nordestino, com sotaque castelhano”, revela. No poema “Exílio num tinto” ele destaca a atuação dos artistas brasileiros e latino-americanos pela resistência e liberdade.

O Talentos Fenae/Apcef está em sua quinta edição. Promovido pela Fenae e as Apcefs com objetivo de incentivar e divulgar a produção artística dos empegados Caixa é dividido em quatro categorias e oito modalidades: Foto e Filme (Foto e Filme); Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil); Literatura (Conto/Crônica e Poesia) e Música (Composição e Interpretação). Em 2020, foram 3.297 obras inscritas. Na categoria Literatura, o concurso cultural recebeu inscrições de 717 obras.

A live contou também com depoimentos de outros diretores da Fenae. O diretor de Formação, Jair Ferreira, lembrou que o livro Tijolo por Tijolo, lançado em 2019, resgata a história da entidade e do movimento dos empregados da Caixa. “Esse livro traz um relato sobre o que nós, o pessoal da Caixa e associados das Apcefs, construímos ao longo do tempo, como festivais de música, concursos literários, dentre outros, e a luta política contra o enfraquecimento do banco e a tentativa de privatização da empresa”, enfatizou Jair.

Para o diretor da Região Nordeste da Fenae, Paulo Moretti, o Talentos “é uma das joias da Fenae e das Apcefs, ao reunir a arte e a cultura. Em especial esse ano está sendo muito mais importante. Esse projeto está consolidado”.

Autora de livros sobre a Caixa e bancos públicos, Rita Serrano, Conselheira Fiscal da Fenae e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, destacou a importância da arte e da cultura na organização dos trabalhadores brasileiros. “O que seria da nossa trajetória sem os livros e a música? Eles são fundamentais para nossa organização enquanto entidade e trabalhadores”, disse Rita Serrano.

A diretora da Região Sudeste da Fenae, Naiara Machado da Silva, parabenizou os participantes do Talentos. “É um prazer estar participando desse evento, momento de expressar nossos sentimentos”, destacou.

Presidentes de Apcefs também marcaram presença no evento virtual. Em vídeos, mandaram mensagens parabenizando os participantes do concurso cultural, enaltecendo a atuação dos empregados da Caixa durante a pandemia e reafirmando a defesa da Caixa 100% pública. Alguns aproveitaram a oportunidade para recitar trechos de obras de autores de sua preferência.

“Hoje estamos premiando a categoria Literatura. Parabenizo todos os associados que inscreveram suas obras para participar do Talentos Fenae/Apcef 2020. É um ano de muitos desafios e  nós empregados da Caixa estamos dando nossa contribuição para a sociedade brasileira,  mostrando mais uma vez  um grande espírito público e o compromisso com o nosso trabalho”, enfatizou  Jadir Garcia,  presidente da Apcef/MS e do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae (CDN), que reúne as 27 Apcefs de todo o país.

Atrações

Com uma carreira de 40 anos, a cantora e pianista Leila Pinheiro deu um recado para os artistas da Caixa: “obstina e foca. Estou muito feliz em falar para vocês”. Ela foi a primeira a se apresentar no evento, cantando Trenzinho Caipira (Villa Lobos e Ferreira Gullar).

No decorrer da live, Leila Pinheiro brindou o público com versões de canções como “Emoções” de Roberto Carlos e “Canteiros” de Fagner, inspirado no poema Marcha de Cecília Meireles. Para fechar o evento com chave de ouro, Leila cantou “Mais uma vez”, música de autoria de Renato Russo e Flávio Venturini, trazendo uma mensagem de esperança para esse momento de pandemia.

A outra atração musical foi Yamandu Costa, compositor e considerado um dos maiores violonistas do mundo. O músico apresentou duas canções. “Estou muito feliz por estar tocando para vocês. Parabens a Fenae por essa iniciativa tão importante para os talentos das artes, da música e da literatura. A gente sabe das dificuldades do nosso país pela diferença social e a Fenae está fazendo essa aproximação, contribuindo para a construção do nosso país”, disse Yamandu.

As apresentações musicais e o anúncio dos ganhadores do concurso cultural foram intercalados com vídeos depoimentos da poetisa e atriz Elisa Lucinda; do filósofo e escritor, Clovis de Barros; da jornalista e escritora; Thalita Rebouças; e de Milton Hatoum, escritor amazonense. Nos depoimentos, além de destacar as obras e autores que influenciaram as suas vidas, eles elogiaram a realização do Talentos Fenae/Apcef.

“A cultura não deve ser nunca uma doutrina, deve humanizar as pessoas, fazer parte da nossa formação humanista. O acesso às artes e à literatura deve ser de fato democrático.  Isso nos enriquece, para pensarmos o futuro e sonhar com um futuro melhor.”, ressaltou Milton Hatoum.

Atuação da Fenae e das Apcefs

Durante o terceiro evento virtual para premiar os participantes do Talentos Fenae/Apcef 2020, o público teve a oportunidade de saber mais sobre os programas da Fenae e das Apcefs  como a Rede do Conhecimento, Eu Faço Cultura, Jogos da Fenae e Movimento Solidário, e as ações em defesa da Caixa e dos direitos dos trabalhadores do banco público através de vídeos e das mensagens dos diretores da Federação.

Também pode ajudar o Movimento Solidário, fazendo doações para o programa que há cinco anos realiza ações de desenvolvimento sustentável em Belágua (MA).

E os internautas interagiram nas redes sociais da Fenae, comentando o sucesso do Talentos e parabenizando os participantes e ganhadores da fase estadual do concurso.

No próximo sábado (24), você já tem um novo encontro marcado com os participantes do Talentos. O último evento desta fase estadual será o de Música (Composição e Interpretação). Se liga: premiação virtual, a partir das 17h, com transmissão pelo Facebook e Youtube da Fenae.

Compartilhe: