Os representantes das Apcefs Ceará e Rio de Janeiro foram os grandes vencedores na categoria Música do Talentos Fenae 2017. Paulo Roberto Pereira de Araújo, com “Carta de Heloísa” sendo interpretada por Raquel Gomes, e Carlos Távora, interpretando “Beatriz”, levaram os troféus nas modalidades composição e interpretação, respectivamente. Na grande festa de encerramento do concurso, na noite desta sexta-feira (8), foram premiados também os primeiros colocados de Foto, Vídeo, Conto/Crônica, Poesia, Desenho Infantil e Desenho/Pintura. O evento foi transmitido ao vivo pelo site e redes sociais da Fenae.  Depois da premiação, a comemoração foi animada pela banda Skank.

Além do Ceará, mais duas Apcefs do Nordeste ficaram com o segundo e terceiro lugar na modalidade composição: Paulo Cesar Trabulsi, da Apcef/MA, com o chorinho “Expressivo”; e Rafael Barbosa Neves (Apcef/PE), com “Parque de Diversões”. Na modalidade interpretação ficou em segundo lugar Priscila Nogueira Batista Honorato (Apcef/MS) com a canção “Because you loved me”; e em terceiro, Aryelle Boechat (Apcef/AM), cantando “The Scientist”.

A finalíssima do Talentos Fenae/Apcef 2017 foi comandada pela atriz Mariana Xavier e pelo apresentar Clovis Guerra, que agitaram o público presente na Live Curitiba e as pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo pelo site e redes sociais da Fenae.

Antes dos finalistas subirem ao palco, diretores da Fenae, o presidente do CDN e da Apcef anfitriã fizeram seus agradecimentos. “São vocês, associados das Apcefs, que movem esse grande evento. Esse é um momento muito importante para nós da Fenae e das Apcefs. Isto nos engrandece muito”, destacou o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira. Ele aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de todos os empregados da Caixa se mobilizarem em defesa da manutenção do banco 100% público.

O diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso, agradeceu o acolhimento da Apcef/PR e o apoio das Apcefs para realização de mais um grande evento, e parabenizou os artistas que integraram a segunda edição do Talentos Fenae/Apcef. “Parabéns aos talentosos empregados da Caixa, que atendem a população em toda parte do país com presteza, ajudando a fazer esse país muito melhor”, disse.

O diretor Sociocultural da Federação, Moacir Carneiro, enfatizou que a Fenae não mediu esforços para fazer um evento de qualidade para os artistas da Caixa. “Gostaria de agradecer mais uma vez a Apcef do Paraná, os presidentes de todas as Apcefs, funcionários da Fenae e das associações, e em especial ao nosso presidente, Jair, que sempre apoiou todos os eventos culturais e esportivos da nossa federação”, frisou.

“Estamos muito felizes por sediar esse evento de cultura, era um sonho que estamos realizando”, disse o presidente da Apcef/PR, Vilmar Smidarle, ao agradecer o apoio da Fenae e das Apcefs. Para o presidente do CDN e da Apcef/PE, Paulo Moreti, “o Talentos Fenae/Apcef é o reconhecimento das valorosas pessoas que compõem essa empresa maravilhosa. Parabenizo a diretoria da Fenae por fazer mais um grande evento”.

Em seguida, ocorreu a premiação dos três primeiros colocados na modalidade Desenho Infantil. São eles: primeiro lugar, Thomas Quege (Apcef/PR) com a obra “Bumba meu boizinho”; segundo lugar, Tatiana Rocha Val (Apcef/MG), “A Harpa da Noite”; e em terceiro lugar Juliano Sato (Apcef/SP), com o desenho “Abraço doce”.

Logo após, foram anunciados os vencedores da categoria Artes Visuais. Em primeiro lugar na modalidade Desenho/Pintura ficou Fabiano Ribeiro, com a obra “Não te quero assim”, da Apcef/SC; segundo lugar, Jane Minari, da Apcef/SP, com a obra “Bilu Teteia”; e na terceira colocação, Itagiba Alves Neto, representante da Apcef/MG, com a obra “Na Roça”.

“Parabéns aos participantes de São Paulo. Ficamos muito honrados com o reconhecimento dos talentos dos nossos colegas”, comentou o diretor-presidente da Apcef/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

Música – Depois de três dias de classificatórias, começaram as apresentações dos finalistas da categoria Música. No palco da Live Curitiba, os 12 artistas mostraram que não estavam para brincadeira e deram um show para conquistar os jurados e o público, que acompanhou cada performance com muito entusiasmo.

As músicas foram avaliadas pelo júri técnico formado Tetê Espíndola, Luiz Carlos Sá (da dupla Sá e Guarabira), Raul Misturada, Estrela Ruiz Leminski, Priscila Pruetter, Filó Machado, Marcelo Delacroix, Álvaro Ramos, João Leopoldo e Renato Galvão.

Luiz Carlos Sá falou no encerramento do evento em nomes dos colegas de júri. “Foi com grande prazer que avaliamos esses artistas que estão dando o melhor de si para mostrar seu trabalho. Parabéns à banda base que acompanhou os artistas, e quero agradecer a toda a diretoria da Fenae e das Apcefs”, afirmou. Autor do jingle “Vem pra Caixa você também”, ele conclamou: “Defenda a Caixa você também”, lembrando a campanha que a Fenae, Apcefs e outras entidades representativas dos trabalhadores estão fazendo em defesa da Caixa 100% pública.

A atriz Mariana Xavier destacou a importância da Fenae incentivar a cultura, lembrando do projeto Eu Faço Cultura e a realização do Talentos. “Tire seu talento do armário, se inscreva, e vamos fazer um Talentos Fenae/Apcef 2018 ainda maior”, disse.

Premiação – As apresentações de composições e interpretações foram intercaladas com a premiação dos vencedores nas modalidades Conto/Crônica. Foram eles: em primeiro, “Amor Virtual”, de Adolino Silveira Junior (Apcef/AC); segundo lugar, “Um Garoto que Conheci”, de Wiltemberg dos Santos Lima (Apcef/RO); e em terceiro lugar, “O Velho, o moço e o velho”, de Fausto de Araújo Neto (Apcef/RN).

Em seguida, foi a vez dos poetas receberem sua premiação: em primeiro lugar, “Desejo Intenso”, de Adolino Silveira Junior (Apcef/AC); segundo lugar, “Mau Achismo”, de Jorge Castilho (Apcef/GO), e em terceiro lugar, “Canção em dor menor”, de Paulo Roberto Pereira de Araújo (Apcef/CE).

Na modalidade Foto, os três primeiros colocados foram: Maria Dimas Lages (Apcef/PI), com a obra “A graça das garças”; Eurico Scaramussa (Apcef/ES), com a fotografia “O Coração da Pedra”, e Aline Siqueira (Apcef/AM), com “Os guarda-sóis”.

Por último, ocorreu a premiação da modalidade Filme. Em primeiro lugar ficou “Os Presépios do Sr. Agostinho”, de Eurico Scaramussa (Apcef/ES); em segundo, “Liberdade nas Mãos”, cuja autoria é de Jorge Castilho (Apcef/GO); e na terceira colocação ficou “Vivo per lei- Murilo Timo-Duet”, de Murilo Timo Neto (Apcef/DF).

Fonte: Fenae

Compartilhe: