apcefsp_ak_118_site

No último sábado, dia 18, teve início a primeira turma de xadrez das crianças assistidas pela ONG Moradia e Cidadania. As aulas oferecidas pela APCEF/SP irão ocorrer todos os sábados pela manhã.

Além de um professor contratado pelo Associação, o renomado mestre de xadrez responsável pelos treinos na APCEF/SP, Dirk van Riemsdijk, está participando do projeto. A ideia é integrar crianças, familiares e associados na aprendizagem e prática da modalidade. Na primeira aula muitos pais acompanharam os filhos assistindo à apresentação que contou como o xadrez nasceu e como funciona.

A prática do xadrez traz benefícios que podem transformar a vida das crianças. Segundo estudos de psicólogos da Universidade de La Laguna (Ilhas Canárias – Espanha), a prática extra escolar continuada do xadrez melhora, nos estudantes de 6 a 16 anos, a capacidade de captação (abstração) verbal, atenção, resistência à distração, organização perceptiva, análise, síntese, coordenação visual-motora, rapidez, planejamento e previsão. Estes alunos estão mais satisfeitos com a escola, os estudos agradam mais, têm uma maior confiança e segurança e são capazes de afrontar e resolver problemas.

Outro estudo pioneiro na Europa, em que participou um grupo de estudantes de centros escolares de Madrid (Espanha), revelou os benefícios do xadrez no tratamento de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) infantil. Dirigida pelo psiquiatra Hilario Blasco, a pesquisa detectou melhoras escolares e de comportamento em casa e na sociabilidade das crianças e adolescentes que participaram do estudo envolvendo o xadrez.

E mais, estudos publicados no “The New England Journal of Medicine” mostram que a prática do xadrez entre os maiores de 70 anos diminui o risco de sofrer de Alzheimer e outras demências senis e, em caso de desenvolvê-las, o praticante estará em melhores condições para enfrentar essas doenças. É que praticar jogos como xadrez estimula áreas do cérebro que normalmente vão se atrofiando com a passagem dos anos.

Natação – Além do xadrez também serão oferecidas aulas de natação. Serão duas classes divididas nas categorias masculina e feminina, às terças e quartas-feiras, à tarde.
A APCEF/SP irá fornecer kits com os equipamentos necessários para as aulas.

*Fonte

Compartilhe: