A Medida Provisória 995/2020, editada pelo governo Bolsonaro em 7 de agosto deste ano, estará em pauta em mais uma edição da live Ideias que Transformam, que a Apcef/RS promove nesta terça (6) às 19h, no Facebook e no YouTube da associação. A MP abre caminho para a privatização da Caixa Econômica Federal, uma vez que permite o desmembramento e venda de áreas do banco público sem aval do Congresso Nacional. 

Por conta da demora na tramitação, no dia 2 de outubro o presidente do Senado, Davi Alcolombre (DEM-RO), prorrogou por mais 60 dias a Medida Provisória. Caso não fosse prorrogada, iria caducar – como se diz no jargão legislativo vigente do Congresso Nacional – uma vez que, em função da articulação dos parlamentares contrários à venda de subsidiárias da estatal e do caráter polêmico do tema, ainda não foi votada. 

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e diversas entidades de trabalhadores pretendem intensificar a mobilização contra a matéria. “A prorrogação da MP só adia a votação da medida, mas mantém os efeitos dela. Isso significa dizer que a Caixa continua em risco de ser privatizada, enquanto valer a Medida Provisória. Precisamos ficar atentos às manobras e reforçar a mobilização contra a venda das subsidiárias”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Para saber mais sobre a MP 995 e os prejuízos que ela pode acarretar à Caixa e ao país, acompanhe a Live Ideias que Transformam sobre os perigos da abertura de capital das subsidiárias da Caixa, que contará com a participação do presidente da Fenae, da deputada federal Erica Kokay (PT-DF) e o  vice-presidente da Apcef/RS, Paulo Belotto. A mediação será da jornalista Anne Ledur. 

Ideias que transformam

As transmissões da série de lives ocorrem quinzenalmente, sempre nas terças-feiras: na primeira terça do mês, os temas serão relativos à categoria bancária; nas terceiras terças, por outro lado, são assuntos mais amplos, voltados à sociedade em geral.

Compartilhe: