A Apcef/SP realizou no último sábado, 22 de maio, o 5º Encontro da Diversidade, que, este ano, por conta da pandemia, foi on-line. Foram debatidos assuntos relacionados à luta e às conquistas das Pessoas com Deficiência (PcD), pais de PcD no ambiente de trabalho e os desafios enfrentados diante da inclusão no ambiente profissional.

Participaram como convidados especiais – além de diretores e dirigentes da Apcef/SP, Fenae, Sindicatos de Bancários, Fetec-CUT/SP -, Isaías Dias, bancário e coordenador do Coletivo Estadual de Trabalhadores com Deficiência da CUT-SP, e José Roberto Santana, diretor da Fetec-CUT/SP e Afubesp, integrante do Coletivo Estadual de Trabalhadores com Deficiência da CUT-SP.

Na abertura do Encontro, o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros, lembrou as conquistas das entidades relacionadas aos PcD, entre elas, a reabertura do Saúde Caixa para aqueles que foram admitidos após 2018. Ressaltou ainda a importância do apoio das entidades às pessoas com deficiência. “Para que a Apcef/SP possa atuar e melhorar o dia a dia dos PcD na Caixa, é muito importante que os empregados busquem a nossa ajuda. Soubemos do caso de um trabalhador cadeirante que almoçava no quarto dos vigias, pois não conseguia chegar ao refeitório, que ficava no segundo andar de uma agência sem acessibilidade”, contou Leonardo.

A diretora da Apcef/SP, Vivian Carla de Sá, reforçou a importância da empatia dos colegas na adaptação do trabalhador PcD. O dirigente da Associação, André Sardão, falou de um importante trabalho que a entidade faz com os pais de crianças autistas. “Só quem convive com as dificuldades diariamente é que pode apontar os temas que devemos debater com a direção da Caixa”, explicou.

Apresentações culturais – Além dos debates relacionados ao dia a dia dos PcD, também foram apresentadas poesias e músicas relacionadas ao tema.

O dirigente da Apcef/SP, Ivanildo dos Santos Nery, apresentou a poesia Estrada (leia abaixo), de sua própria autoria, e reforçou a ideia de que a espécie humana só sobrevive porque é diversa.

Belíssimas músicas também foram tocadas e cantadas por dirigentes da Associação (clique aqui para assistir aos vídeos no Instagram) que lembraram a importância de lutarmos por um mundo melhor e mais digno para nossos filhos.

:: Para saber mais sobre o trabalho da Associação com os PcD, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: