O 13º Festival do Japão – realizado desde 1998 pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil), entidade que reúne as 47 associações de províncias japonesas sediadas no Brasil – acontece, neste ano, de 16 a 18 de julho, sexta-feira a domingo, no Centro de Exposição Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, quilômetro1,5, capital, com ônibus gratuito na estação Jabaquara do metrô).
Considerado um dos maiores eventos de cultura japonesa no mundo e o maior da América Latina, o Festival do Japão apresentará shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para as crianças.
O evento tem o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas e, também, auxiliar entidades e projetos assistenciais.
Parte do Calendário Oficial Turístico do Estado e do Município de São Paulo e das festas que comemoram os 102 anos de imigração japonesa no Brasil, a 13ª edição do Festival reunirá shows, com a apresentação de danças folclóricas japonesas, os principais grupos de taikô (tambores japoneses) da comunidade e os cantores mais renomados.
No dia 18, o festival receberá a final brasileira do World Cosplay Summit (WCS), o concurso mundial de cosplay. No campeonato de duplas, organizado pela Editora JBC, os candidatos interpretam personagens de desenhos, quadrinhos e videogames japoneses. Os concorrentes são responsáveis por criar as próprias fantasias.
O festival contará, ainda, com um espaço jovem inédito, batizado de AkibaSpace. Seu nome é inspirado no bairro de Akihabara, em Tóquio. A proposta é gerar um ambiente de experimentação para o público, nos três dias de festival. Os expositores serão relacionados ao universo do pop nipônico: mangád, anime, games, música, cosplay e moda.
Tome nota dos horários e prestigie o evento:
– 16 de julho, sexta-feira – das 12 às 21 horas;
– 17 de julho, sábado – das 10 às 21 horas;
– 18 de julho, domingo – das 10 às 18 horas.
O valor do ingresso é R$ 7. Entrada gratuita para menores de 8 anos e maiores de 65 anos. 
Informações, ligue (11) 3277-8569. Site: www.festivaldojapao.com.

• Festival de Cultural Japonesa da APCEF/SP
Você já pode começar a se programar para curtir mais uma edição do Festival de Cultura Japonesa da APCEF/SP.
O evento está programado para novembro, no clube da capital.

Compartilhe: