Declarada aberta a edição 2017 dos Jogos Regionais do Sul. A cerimônia de abertura foi realizada às 20h30 desta quinta-feira (7/9) na cidade gaúcha de Bento Gonçalves (RS), no Centro de Tradições Gaúcha Laço Velho, próximo à Rua Coberta, local de concentração das delegações do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e de São Paulo (convidado). O evento, realizado pelas Apcefs da região com o apoio da Fenae, reúne 360 competidores em 26 modalidades esportivas. No Sul, o evento ocorre de quinta a sábado, dia 9/9.

>> Clique aqui para ver as fotos da delegação de São Paulo nos Jogos do Sul.
 
Na solenidade que antecedeu o jantar oferecido pela Apcef-RS foi formada a mesa diretiva, composta pelo presidente da Apcef-RS, Marcello Husek Carrión, pelo presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, pela representante do prefeito de Bento Gonçalves, Kátia Souza, por Hélio Durante e Rodrigo Canani diretor e superintendente da Caixa-RS, respectivamente.

Também compuseram a mesa os presidentes da Apcef-SP, Kardec de Jesus Bezerra, da Apcef-SC, Marco Antonio Zanardi e Vilmar José Smidarle, da Apcef-PR e do coordenador dos Jogos Regionais do Sul, Sérgio Simon. A mesa saudou a presença de Célia Zingler, diretora da Região Sul, de Rachel de Araújo Weber, diretora de Juventude e de José Tanaka, do Conselho Fiscal da Fenae. Os membros da mesa agradeceram aos competidores e desejaram boas-vindas a todos.

O presidente da Apcef-RS, Marcello Carrión, agradeceu a presença dos atletas e saudou o presidente da Fenae, os representantes das Apcefs dos estados do Paraná, Santa Catarina e de São Paulo, que reuniram esforços para levarem os competidores a Bento Gonçalves representando os colegas da Caixa dos respectivos estados.
  

“Lembramos aos atletas que eles são os grandes atores desse evento e que a adesão aos jogos só tem aumentado nos últimos anos, principalmente de 2004 para cá. Ainda não temos a definição do local dos jogos nacionais, mas em qualquer local onde forem realizados será um grande sucesso de participação”, ressaltou o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira. Ele comentou ainda sobre os próximos grandes eventos que serão realizados no âmbito da Federação, com o apoio das Apcefs, exemplo da final do Talentos, que ocorrerá em Curitiba, e do Inspira Fenae. “Nós da Caixa vivemos um momento muito complicado politicamente e por isso mesmo precisamos abraçar a Caixa e nos envolver para que ela mantenha o seu papel social, sendo 100% pública. A Fenae e as Apcefs estão nessa luta em defesa de nossas agências para que elas continuem existindo, com a sua real contribuição à sociedade”, esclareceu Jair.

Durante a solenidade, foi realizada a cerimônia de juramento dos atletas, lembrando do respeito ao espírito esportivo para com os adversários. Os competidores reverenciaram o ato e fizeram o juramento. A solenidade foi finalizada com a execução do hino nacional e o hino da região. 

Competições iniciaram à tarde 

As competições esportivas tiveram início na tarde de quinta-feira (7/9), com partidas de futsal feminino e masculino, futebol livre, master e supermaster, voleibol feminino e masculino, além de vôlei de praia feminino e masculino. As competições do primeiro dia ocorreram no Ginásio Municipal de Esportes de Bento Gonçalves e no Clube Caça e Pesca. Ao todo, são sete os locais de competições durante a realização dos Jogos Regionais do Sul. 

Fonte: Fenae

Compartilhe: