Você, que é jogador de xadrez, associado ou dependente da APCEF/SP, não pode ficar de fora deste desafio.

Será uma experiência incrível!

A APCEF vai promover em 14 de abril, sábado, às 14 horas, no clube da Associação, no Centro de Convivência Moises Leyner, à Avenida Yervant Kissajikian, 1.256, Interlagos, capital, uma emocionante simultânea de xadrez sem relógio.

As inscrições foram encerradas em 12 de abril, quinta-feira.

Cada jogador deverá levar seu tabuleiro e as peças.

A emocionante disputa será com o mestre nacional da modalidade, o holandês naturalizado brasileiro, Dirk Dagobert van Riemsdijk.

O mestre foi o primeiro professor do Mequinho, que hoje é considerado o maior jogador brasileiro de todos os tempos. Durante sua carreira, Dirk Dagobert van Riemsdijk venceu o lendário polonês (naturalizado argentino), Miguel (Mikhail) Najdorf; e empatou com ex-campeão mundial Vassily Smyslov e com o vice-campeão soviético Dorfman. Ele continua lecionando xadrez e joga em alto nível

Saiba mais sobre a simultânea de xadrez

As simultâneas se constituem em um importante fator no desenvolvimento do xadrez, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. Muitos dos jovens talentos que posteriormente destacam-se em nível magistral nascem ou são descobertos nas simultâneas. O fato de um Mestre enfrentar 20 a 30 jogadores, provoca neles um entusiasmo tal que os incentivam à prática e à superação enxadrística.

Bem concebida e organizada, a simultânea de xadrez é uma atividade muito instrutiva para o simultaneado, que aprende de sua partida, adquire experiência e é uma boa oportunidade para avaliar seu nível de jogo diante de um adversário superior.

Acrescente-se que uma simultânea realizada num espaço acessível é um espetáculo promocional do xadrez que atrai muitos observadores, conhecedores ou não do Jogo Ciência.

Ver uma atividade onde uma pessoa enfrenta 20 ou 30 jogadores provoca um interesse pessoal que encaminha os assistentes a conhecer os pormenores do jogo e depois transmitir a seus filhos, familiares, colegas de trabalho etc., o que implica na difusão espontânea do xadrez.

Vai ser demais!!!

 Dirk Dagobert van Riemsdijk durante uma simultânea de xadrez na década de 70

Compartilhe: