Foi lançado, em 1 de maio, o filme “Padre Júlio Lancellotti. Fé e Rebeldia”, do cineasta Carlos Pronzato, com produção de Paulo Pedrini. O objetivo da obra é mostrar um pouco do trabalho do Padre Júlio Lancellotti com os mais vulneráveis e dar visibilidade aos moradores de rua.

Compreendendo a importância da produção, a diretoria da Apcef/SP aprovou ser uma das patrocinadoras do projeto. Pautando o enfrentamento à cultura do descarte, o filme também apresenta o perfil do sacerdote, passando por suas referências teóricas e práticas.

Julio Renato Lancellotti é paulista, nasceu em 27 de dezembro de 1948. Foi ordenado presbítero em 1985 e atualmente exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Ele é conhecido por dedicar mais de três décadas de atenção e afeto para pessoas em situação de vulnerabilidade social, enfrenta críticas da extrema direita, e, infelizmente, voltou a sofrer ameaças durante a pandemia. “Eu não trabalho com morador de rua. Eu convivo com eles. Porque trabalhar parece que são objetos. É preciso olhar para a vida de forma humana. Isso não é tarefa só para os religiosos. Mas eu não conseguiria viver a dimensão religiosa sem humanizar a vida”, explica o padre em entrevista ao portal El Pais.

“É gratificante para a Associação participar de um projeto como este, em um momento em que solidariedade e a empatia são mais necessárias do que nunca. Esperamos contribuir com uma sociedade melhor a partir da divulgação e eternização do trabalho do padre Júlio neste documentário e nos orgulha ter o nome da Apcef/SP nos créditos”, afirma a diretora da Associação e do Sindicato de São Paulo, Vivian de Sá.

Assista ao vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=g223W92c5MU

Compartilhe: