Andar pelas ruas do tradicional bairro do Bom Retiro na cidade de São Paulo, conhecendo muitos pontos históricos da região sem sair de casa e participando do projeto APCEF em Casa.

Assim foi a tarde de quinta-feira (26) para mais de 60 associados da Apcef/SP, seus dependentes e convidados, inclusive do interior do Estado de São Paulo e de outros Estados, na realização do APCEF nos Passos da Cultura, em um tour virtual.

“O bairro do Bom Retiro faz parte da minha infância. Estudei do pré-primário ao terceiro ano do ginásio no Colégio de Santa Inês (foto) e meu irmão, no Dom Bosco. Fiz minha primeira comunhão na igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Isso entre 1962 e 1971, eram outros tempos”, diz emocionada a associada Maria Olívia Siqueira, empregada da Caixa aposentada, ao passar por esses locais durante o passeio. “Agradeço muito a Apcef pela iniciativa”, completa.

O passeio foi guiado por Olavo Medeiros (@omelhordesampa), avaliado em dezenas de plataformas como um dos melhores guias turísticos de São Paulo, pelos seus conhecimentos e carisma.

A associada Ivone Verzolla já conhece o trabalho dele e, assim como as outras participantes, elogiou bastante. “O Olavo é super simpático, em outros tempos, eu fiz o tour presencial com ele em Pinheiros e Vila Madalena, foi maravilhoso!”, conta.

Os locais visitados são transmitidos pela plataforma ZOOM, o guia usa o Google Earth para ir mostrando todos os detalhes e vai contando as histórias.

:: Muitas histórias

O diretor da Apcef/SP Edvaldo Rodrigues, que é empregado na agência Bom Retiro, conta que almoçava em alguns dos lugares visitados. “Almoçava de vez em quando no Bistrô da Sara, que era conhecido por nós como Buraco da Sara. Uma refeição que lembra comida de mãe”, diz.

Muitas outras curiosidades rolaram no passeio, como: o nome do bairro Campos Elísios inspirado na Avenida Champs-Élysées, a mais famosa de Paris, na França. O gesto de Barão de Mauá ao entregar uma pá de prata e um carrinho de obras para Dom Pedro II escavar na inauguração da construção de uma linha férrea, já que o monarca defendia a escravidão. A zona de confinamento, na rua dos Italianos, que durante treze anos foi reduto de prostitutas, para “limpar” as outras áreas da cidade, instituída pelo governo interventor Dr. Adhemar de Barros.

Muitas, muitas e muitas outras histórias que só quem participou pode contar!

A novidade do passeio virtual agradou os associados que partilharam suas memórias com todos os participantes, em um momento de reencontros, bate-papo e muito conhecimento.

:: Clique aqui e veja mais fotos do tour virtual

O diretor-presidente da Apcef/SP, Kardec Bezerra, que também participou do passeio, destacou a importância deste novo formato de atividade. “Em tempos de pandemia, a Apcef/SP se reinventa e isso é positivo para que possamos continuar cultivando nossos laços de amizade”.

“Ficamos muito felizes com a presença de cada um. Para o primeiro passeio a gente escolheu o destino, agora são os associados que escolherão para onde vamos no próximo tour virtual”, conta a diretora de Aposentados, Elza Vergopolem.

:: Mais elogios

“Gostei muito do evento, ainda mais porque sou do Rio de Janeiro e não conheço São Paulo. Faço parte da Apcef/RJ, mas acompanho e participo de tudo que a Apcef/SP faz” conta a associada da Apcef/RJ, Cléria Antonioli.

A associada Maria Neiva, da cidade de Votuporanga, região noroeste do Estado de São Paulo, adorou o tour virtual e disse que para os associados do interior é uma ótima opção de turismo. “Conheço muito pouco da cidade de São Paulo e achei muito interessante as referências, assim, quando for à capital paulista já sei os lugares que visitarei. Para o pessoal do interior é muito interessante, pois, direciona onde visitar e a tranquilidade de ir aos locais recomendados. Valeu muito. Adorei. Por favor, repitam!”

:: O próximo tour virtual será divulgado em todas as redes sociais e site da Apcef/SP. Fique de olho e participe. Você vai adorar!

Compartilhe: