As agências bancárias da capital paulista deverão permanecer fechadas nos dias dos feriados antecipados pela prefeitura, em uma tentativa de conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade. Com isso, não deve haver expediente nas agências entre os dias 26 de março e 4 de abril.

Segundo a Febraban, que representa os bancos, nas localidades em que foi decretada a antecipação de feriados os bancos farão o atendimento de forma digital, via celular, internet e caixas eletrônicos.

No entanto, em Comunicado da Gesuv, Gefic e Gemev, sobre o atendimento aos decretos recebidos pela Rede de Varejo, a orientação é para que os Superintendentes de Rede estabeleçam diálogo com o governo e órgãos de fiscalização para viabilizar o funcionamento e, caso não seja possível, os empregados em trabalho presencial deverão ser direcionados ao home office.

“É absurdo descentralizar a decisão sobre o funcionamento ou não das agências. A direção da empresa deve ter clareza nas diretrizes, para que os empregados tenham ciência. Se não for para isso, é desnecessário que existam as áreas da Matriz responsáveis por planejamento. Pelo comunicado, o Superintendente pode ser responsabilizado em eventuais autuações que as unidades sofram, ou por ações trabalhistas de empregados que busquem na justiça pelo pagamento de horas extras?”, critica o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros. “Vamos coversar com as Superintendências e, se necessário, com a Matriz, para cobrar que os direitos dos empregados sejam preservados”, reforçou.

Trabalho remoto – Caso as agências fechem em atendimento a decretos municipais, como determinado pela Febraban, é preciso que a Caixa garanta os direitos dos trabalhadores direcionados para o home office. “A Caixa tem de disponibilizar uma forma de o trabalhador registrar sua jornada e receber como hora extra o trabalho durante os feriados decretados nas cidades”, reforçou Leonardo Quadros.

:: Caso tenha qualquer dificuldade com o trabalho em cidades nas quais foi determinado o fechamento das agências, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: