Graças à falta de coordenação dos entes públicos nos esforços para conter a pandemia da Covid-19, os empregados da Caixa no estado de São Paulo estão sofrendo com dúvidas e incertezas sobre como será sua rotina de trabalho nos próximos dias.

Em alguns municípios, foi decretado, como Ribeirão Preto, Araraquara e as nove cidades que compõem a Região Metropolita da Baixada Santista (com exceção de Itanhaém), foi decretado “Lockdown”, com a determinação de fechamento dos bancos para atendimentos presenciais. Na capital paulista e nas sete cidades do grande ABC, houve a antecipação de feriados, porém apenas em Diadema e em São Bernardo está expressamente previsto que as agências bancárias estão proibidas de funcionar.

Posteriormente, a Caixa publicou, em CE assinada pela Gesuv, que a definição sobre o funcionamento das unidades da Rede nestes municípios ficaria a cargo das Superintendências Regionais. Assim, para discutir as condições de trabalho dos empregados nos municípios com antecipação de feriados, a Apcef/SP e os Sindicatos de Bancários procuraram estabelecer diálogos com a empresa, apresentando como demanda a necessidade de fechamento das unidades.

Os representantes da Caixa argumentaram que, pelo fato de não ter sido definido feriado bancário para estes dias, parte das rotinas, precisaria ser mantida, já que o vencimento de contas e faturas não seria alterado. A Apcef/SP e os Sindicatos cobraram que, caso fosse necessário algum atendimento contingencial, este fosse restrito aos empregados que estivessem trabalhando presencialmente, e que todos tivessem a devida contraprestação financeira, com o pagamento integral de horas extras. Foi comunicado aos representantes das entidades que o assunto seria remetido à matriz, e que hoje (24/3), haveria a definição.

O comunicado feito na tarde de hoje estabeleceu que 133 agências (cerca de 40% do total) dos municípios de São Paulo e Santo André abririam nos cinco dias de feriado antecipado, das 8 às 12h, para atendimento restrito aos serviços sociais. Desta forma, os empregados em home office não terão jornada de trabalho nos dias de feriado antecipado. Trabalhariam nestes dias apenas os empregados que tivessem feito adesão ao queroatender.caixa até 25/3, com o pagamento integral das horas trabalhadas como hora-extra. Os GGRs que trabalharem terão garantida uma folga compensatória por dia trabalhado.

“A falta de coordenação dos esforços para conter a pandemia traz confusões, como as que vimos neste caso na Caixa, e diversos transtornos. Caso o governo e o Banco Central decretassem feriado bancário nestes dias, a situação seria resolvida. A diferença entre os decretos também causa situações como esta, em que alguns municípios foram enfáticos, determinando o fechamento total, e outros não, o que demandou que houvesse a busca de uma solução intermediária”, explicou a diretora da Apcef/SP, Vivian Carla de Sá.

“Na ausência de uma definição mais enfática do poder público, que determinasse o fechamento das agências bancárias, nós buscamos dialogar com a Caixa para preservar os direitos dos empregados, e buscar que o maior número possível de unidades ficasse fechada. Agora, vamos acompanhar os desdobramentos”, disse o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

:: Caso tenha qualquer dúvida ou problema quanto ao trabalho durante este período, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: