O maior número possível de bancários em home office e medidas de proteção para quem está trabalhando nas agências. Essas foram algumas ações realizadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) após forte reivindicação do Comando Nacional dos Bancários. O balanço das medidas já realizadas para o enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus foi apresentado durante a reunião da última segunda-feira (13). O Comando também cobrou os bancos para que providenciem testes rápidos para os trabalhadores com suspeita de Covid-19 em qualquer unidade.

Foram muitas conquistas para os bancários que seguem ativos para atender à população. No entanto, as aglomerações ainda preocupam. “Nossa negociação começou um dia depois da OMS decretar a pandemia. Colocamos mais de 250 mil bancários em casa, em teletrabalho; conquistamos garantia de empregos e muitas medidas protetivas para os que estão trabalhando. Porém ainda estamos muito preocupados com aglomerações nas agências”, afirmou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando. Segundo Juvandia, as aglomerações colocam todos em risco, empregados e população.

Os atendimentos essenciais também foram tema de debate. A proposta é para que sejam atendimentos presencialmente apenas casos essenciais e de extrema necessidade e sob agendamento prévio. “Quando as pessoas souberem que somente será atendido quem estiver agendado, elas vão parar de se aglomerar nas portas e arredores das agências”, afirmou Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, e também uma das coordenadoras do Comando.

Os bancos ainda ficaram de analisar a proposta relacionada às aglomerações para que seja acionado o poder público para conter as aglomerações e em não sendo atendido, contratar seguranças especificamente para passar orientações e organizar as filas externas.

Outras medidas em implantação – A pedido do Comando, alguns bancos estão implantando barreiras de acrílico nos pontos de atendimento para evitar contato com os clientes. Os bancos que compõem a mesa de negociações também estão providenciando e enviando às unidades máscaras com proteção de acetato frontal aos funcionários.

Valorização da negociação coletiva – O Comando Nacional dos Bancários cobrou da Fenaban o respeito e a valorização da mesa de negociação coletiva. “Havíamos acertado que todas as ações a serem tomadas, seja pelos sindicatos, seja pelos bancos, seriam trazidas previamente à mesa de negociações. Somente se não houvesse outro acerto na mesa é que as medidas seriam implementadas”, disse Juvandia. “Mas tem banco colocando em prática pontos da medida provisória 927, a exemplo de férias, sem que houvesse negociação”, cobrou.

As medidas provisórias editadas pelo governo afrouxam as regras para o trabalho remoto, banco de horas, férias individuais e coletivas, redução de jornada e suspensão de contratos e possibilita que estes mecanismos sejam implementados sem negociação com os sindicatos.

Compartilhe: