A luta em defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos empregados do banco obteve uma importante vitória. Rita Serrano, candidata que aglutinou o apoio das entidades representativas dos trabalhadores, foi eleita em primeiro turno com 81,76% dos votos. O resultado foi anunciado na noite desta sexta-feira (22) pouco depois do final da votação eletrônica, encerrada às 19 horas.

Para Rita Serrano, a vitória representa o resultado do apoio das entidades e do reconhecimento do seu trabalho como conselheira. “Os empregados, ao participarem desse processo, disseram não ao retrocesso, não à privatização das operações da Caixa e disseram sim ao banco público, sustentável, focado no desenvolvimento do país e sim a melhores condições de vida e direitos”, disse, emocionada.

Empregada da Caixa desde 1989, Rita Serrano participa do CA desde 2014, quando ocupou o cargo de suplente, sendo eleita titular em 2017. Mestre em Administração e graduada em Estudos Sociais e História, a atual conselheira tem longa trajetória no movimento sindical e social. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012, coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e atualmente faz parte do Conselho Fiscal da Fenae.

Conquista – Conquista histórica dos trabalhadores, como resultado da luta das entidades sindicais e associativas, a eleição de representante dos empregados na Caixa tornou-se realidade a partir de 2013. Essa é a terceira vez que os empregados elegem seu representante no Conselho de Administração.

O papel do conselheiro eleito é representar os anseios dos trabalhadores, defender a integridade do banco e fiscalizar as ações da gestão.

O Conselho de Administração é a principal instância decisória do banco. Possui oito membros: o presidente do banco, seis conselheiros indicados pelo Ministério da Economia e um eleito pelos empregados.

Compartilhe: